Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Escola mineira é reconhecida como Amiga do Meio Ambiente

Publicados

em

Copasa / Divulgação

A Escola Municipal Elza Mendes Lucas, de São João do Paraíso, no Norte de Minas, recebeu o selo de Escola Amiga do Meio Ambiente como reconhecimento pela participação da comunidade escolar nas ações ambientais desenvolvidas pelo programa Chuá Socioambiental em 2022. Promovida pela Copasa, a iniciativa tem o objetivo de despertar a consciência ambiental e fomentar a sustentabilidade nos estudantes.

Colaboradores da companhia, integrantes do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) do município, membros da diretoria escolar, alunos, professores e representantes da secretaria municipal de educação estiveram presentes na cerimônia, que marcou o encerramento das ações desenvolvidas no decorrer do ano.

A solenidade de entrega do selo, em 6/12, contou com a apresentação das atividades realizadas pelo programa na escola e apresentação do coral formado pelos alunos. Na ocasião, a instituição foi presenteada com lixeiras ecológicas produzidas pela equipe socioambiental da Copasa. 

Entusiasmada com o resultado das ações, Valentina Teixeira, aluna do 5º ano do ensino fundamental,ressaltou que o programa foi maravilhoso, atuando para sensibilizar os colegas sobre a importância do cuidado com a água e o meio ambiente para as atuais e futuras gerações. 

Leia Também:  Fhemig oferece 68 vagas para capital, região metropolitana e interior

Para a diretora Fabíola Pena, foi um prazer acolher o Chuá, pois todos na escola ficaram encantados com o interesse das crianças pelas atividades ambientais propostas. “Essa iniciativa da Copasa mostra que, por meio das boas práticas, todos podem fazer a diferença em prol da preservação ambiental”, concluiu. 

Copasa / Divulgação

Atividades 

No período entre maio e dezembro, na programação do Chuá Socioambiental, 350 alunos foram envolvidos em diversas atividades educativas, tais como diálogos interativos sobre saneamento, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável. Eles participaram também do Circuito do Saneamento, com visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA), reservatórios e áreas verdes do município.

Durante esse tempo também foi realizada a gincana socioambiental, com etapas relacionadas à reflexão e ao cuidado com o meio ambiente, entre elas a feira do desapego, feira verde, campanhas de arrecadação de lacres de alumínio e de óleo de cozinha usado e a oficina Você Repórter.

De acordo com a assistente comercial da Copasa, Vaguimar Ribeiro, responsável pelo desenvolvimento do programa no município, a iniciativa promoveu um intercâmbio de ações de preservação com o meio ambiente, sensibilizando as crianças a mudarem suas atividades diárias, tornando-as mais sustentáveis, assumindo o protagonismo na proteção do nosso planeta. “O incentivo para a concretização dessas mudanças de atitudes no dia a dia se deu com o reconhecimento da instituição como Escola Amiga do Meio Ambiente, por meio do selo entregue pela Copasa.

Leia Também:  Minas aposta na atração de novos negócios e projeta injeção de R$ 300 bi até 2026
Copasa / Divulgação

Sobre o programa

Criado em 2017, o Chuá Socioambiental amplia a consciência ambiental dos alunos e forma cidadãos comprometidos com os valores ecológicos por meio das práticas de educação ambiental.

O programa integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

O programa também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Minas distribui mais 158 mil doses de Pfizer pediátrica

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA