Minas Gerais

Escolas da rede pública mineira iniciam avaliações do Proalfa e Proeb 2022 nesta segunda (7/11)

Publicados

em

Começa nesta segunda-feira (7/11) a aplicação das provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), nas escolas da rede pública estadual e redes municipais de ensino. O Proalfa  avalia o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental e o Proeb é aplicado aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. As provas abrangem conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.

Os exames serão realizados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), entre os dias 7 e 18/11, nas escolas pertencentes às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do estado. O Proeb e o Proalfa integram o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave). 

A superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Júlia Drumond, destaca que as provas são essenciais para avaliar o desenvolvimento dos estudantes em habilidades previstas no Currículo Referência de Minas Gerais ao longo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. “Com estas avaliações buscamos aferir a aprendizagem dos estudantes, turmas, escolas e da rede estadual como um todo. Os resultados obtidos são instrumentos indispensáveis para implementação de estratégias pedagógicas e de políticas públicas que buscam a melhoria da qualidade da educação e do ensino”, ressaltou. 

Leia Também:  Série de reuniões esclarece dúvidas sobre concessão do Ibitipoca 

Para realização das provas, que acontecem anualmente, a Secretaria e as regionais incentivam a mobilização da comunidade escolar, por meio da ampla divulgação sobre a  importância das avaliações, envolvendo a participação  dos estudantes, responsáveis, professores e demais profissionais de ensino. E, como incentivo aos estudantes, a SEE/MG envia recursos a todas as escolas estaduais para aquisição de kits de materiais escolares e um lanche especial para os alunos participantes nos dias da aplicação da prova.

Simave 

Anualmente, o Simave, criado em 2000 pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, conta com a participação das escolas da rede estadual e das redes municipais mineiras, e tem o propósito de fomentar a melhoria da qualidade e equidade da educação, por meio da avaliação do nível de apropriação de conhecimentos e habilidades alcançado pelos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Flávio Dino defende união entre a Segurança Pública e a Justiça
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA