Minas Gerais
Escolas estaduais de Minas desenvolvem projetos pedagógicos que incentivam o engajamento ambiental
O futuro do planeta depende de como as questões ambientais são tratadas no presente. Por isso, educar sobre a importância da preservação do meio em que vivemos é uma forma de garantir que sempre existirão recursos suficientes para as próximas gerações, além de criar cidadãos mais engajados. Assim, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) incentiva as escolas a desenvolverem ações pedagógicas de educação ambiental e parcerias para o desenvolvimento de projetos, levando, com teoria e prática, a aprendizagem aos estudantes.

Neste domingo (5/6), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, criada em uma Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, surgiu para fazer uma reflexão sobre a degradação que o homem tem causado no planeta. Nas escolas estaduais mineiras, a premissa de que as pequenas ações podem mudar o mundo e que trazem benefícios para o meio ambiente é constantemente trabalhada com os alunos.
Bom exemplo ocorre na Escola Estadual João Rodrigues da Silva, em Prudente de Morais. O professor de Geografia e vice-diretor da unidade, Eduardo Geraldo Teixeira Neves, conta que desde o ano passado a escola desenvolve um projeto de iniciação científica em parceria com a Escola Brasileira de Espeleologia (Ebre). Com o nome “Cavernas e Carste: Você Conhece?”, o projeto é executado nas turmas dos ensinos fundamental e médio e abrange as disciplinas de Ciências, Geografia, História e Biologia.
A cidade de Prudente de Morais fica em uma região cárstica com a ocorrência de muitas grutas e cavernas. “As pessoas da nossa própria região pouco conhecem sobre os aspectos naturais e qual é o tamanho do impacto ambiental na região cárstica em função da mineração, da agricultura, dos produtos químicos da agropecuária, da industrialização, do esgoto e das fossas ainda existentes na área urbana. O nosso maior interesse é que, a partir desse projeto, esses estudantes se tornem adultos mais conscientes e possam desenvolver alternativas corretamente sustentáveis em seus ambientes de trabalho no futuro”, pontua Eduardo.
Os alunos desenvolvem pesquisas e constroem projetos com o objetivo de identificar, aprofundar nos conceitos e investigar os impactos, além de propor soluções por meio do desenvolvimento sustentável na qualidade da água, agricultura, geoturismo, ecoturismo, patrimônio natural e cultural.
Parcerias
A Secretaria de Educação incentiva o desenvolvimento de ações ambientais no enfoque da transversalidade e em acordo com o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Diversas parcerias já foram estabelecidas, a exemplo do Movimento Ecos e do Programa Regar.
O Movimento Ecos, fruto da parceria com a Dom Helder Escola de Direito, promove a conscientização para uma mudança comportamental em prol da sustentabilidade. São desenvolvidas ações para a redução do consumo de água, de energia e de geração de resíduos sólidos nos estabelecimentos de ensino.
Já o Programa Regar é em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae). O programa capacita educadores sobre o uso consciente dos recursos ambientais, para que eles disseminem boas práticas e possam criar um ambiente favorável para mudanças comportamentais em crianças, jovens e adultos da rede estadual de ensino.
“A importância das temáticas do meio ambiente no âmbito pedagógico é de propiciar as tratativas das questões diretas da vida de cada um de nós. E as escolas são fundamentais nessa formação. O envolvimento dos profissionais, estudantes e comunidade se fortalece em temas que são cotidianamente vivenciados”, pontua a analista educacional da equipe de Educação Ambiental da SEE/MG, Ana Silvia Gama.
Conscientização
Na Escola Estadual Zico Mendonça, em São Gonçalo do Abaeté, as crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental já realizam atividades voltadas à formação ambiental. A escola participa do Programa de Educação Ambiental (Progea) e os estudantes aprendem como respeitar, cuidar e desenvolver ações que farão a diferença no futuro. A parceria para o desenvolvimento desse trabalho pedagógico é com a Polícia Militar do Meio Ambiente que, no último mês, os levaram a uma excursão para a Cachoeira Ponte de Pedra, Patrimônio Cultural e Ambiental de São Gonçalo do Abaeté.
Segundo a coordenadora da escola, Fabíola Porto, a excursão foi um complemento para o que é desenvolvido dentro da escola. “O objetivo da excursão foi apresentar a esses alunos um espaço ambiental preservado e que é parte essencial do nosso município. A caminhada até a cachoeira e seu reconhecimento possibilitou a eles conhecerem a fauna e flora existentes no local e ainda foram orientados com clareza pelos guias”, ressaltou a coordenadora.
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES6 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES6 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás70 milhões em rede de eletropostos em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásINAES celebra 18 anos dedicados ao fortalecimento do agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)



