Minas Gerais

Escolas estaduais e superintendências regionais trabalham ações de conscientização e prevenção a acidentes de trânsito

Publicados

em

SEE-MG / Divulgação

Os índices elevados de mortes, em consequência dos acidentes de trânsito, são considerados um dos maiores problemas de saúde pública mundial. E o resultado, em razão desses acontecimentos, são vistos em números: cerca de 43 mil pessoas perderam a vida e 244 mil foram internadas em Minas Gerais entre os anos de 2011 e 2021, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

A boa notícia é que, apesar de se tratar de um tema preocupante, grande parte dos acidentes podem ser evitados com educação no trânsito. E com esse objetivo, as escolas da rede estadual de Minas, a partir das orientações da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), estão desenvolvendo diversas ações educativas com o tempo ao longo deste mês, dentro da campanha Maio Amarelo 2022.

Em Curvelo, região Central de Minas, a Superintendência Regional de Ensino (SRE), está trabalhando a temática no 2º Concurso de Redações Maio Amarelo.

Já em Belo Horizonte, a Escola Estadual Ordem e Progresso, que fica no bairro Nova Gameleira, realizou, em 10/5, várias atividades de mobilização focadas na segurança viária, entre elas, uma palestra sobre o risco de acidentes de motocicletas, que, muitas vezes, são provocados por linhas de cerol em pipas.

Leia Também:  Governo de Minas investe R$ 11 milhões em novo campus da Unimontes em Salinas

Outro exemplo é a Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria, da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, na Zona da Mata, que também está promovendo ações de prevenção, com apoio de Jackson Fernandes, observador certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

Ainda na Zona da Mata, a SRE de Carangola, em parceria com a Prefeitura Municipal, também promove ações do Maio Amarelo, como o Concurso Trânsito Legal 2022, onde os primeiros colocados serão premiados com uma bicicleta e troféus para o 2º e 3º lugar.

As iniciativas implementadas pelas escolas estaduais mineiras, desenvolvidas em parceria com órgãos da Segurança Pública, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal Belo Horizonte e o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), fazem referência à Campanha Maio Amarelo 2022, cujo lema é “Juntos Salvamos Vida”.

Sobre o Maio Amarelo

É um movimento internacional, celebrado anualmente no mês de maio, que ganhou repercussão no Brasil em 2014.  Há seis anos, o governo de Minas, por meio da SES/MG, apoia a campanha. Para mais informações, clique aqui.

Leia Também:  Resolução estabelece diretrizes para funcionamento das escolas de Educação Básica em Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ação de prevenção a acidentes de trânsito mobiliza público na Praça da Savassi
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA