Minas Gerais
Escolas estaduais e superintendências regionais trabalham ações de conscientização e prevenção a acidentes de trânsito
Os índices elevados de mortes, em consequência dos acidentes de trânsito, são considerados um dos maiores problemas de saúde pública mundial. E o resultado, em razão desses acontecimentos, são vistos em números: cerca de 43 mil pessoas perderam a vida e 244 mil foram internadas em Minas Gerais entre os anos de 2011 e 2021, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).
A boa notícia é que, apesar de se tratar de um tema preocupante, grande parte dos acidentes podem ser evitados com educação no trânsito. E com esse objetivo, as escolas da rede estadual de Minas, a partir das orientações da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), estão desenvolvendo diversas ações educativas com o tempo ao longo deste mês, dentro da campanha Maio Amarelo 2022.
Em Curvelo, região Central de Minas, a Superintendência Regional de Ensino (SRE), está trabalhando a temática no 2º Concurso de Redações Maio Amarelo.
Já em Belo Horizonte, a Escola Estadual Ordem e Progresso, que fica no bairro Nova Gameleira, realizou, em 10/5, várias atividades de mobilização focadas na segurança viária, entre elas, uma palestra sobre o risco de acidentes de motocicletas, que, muitas vezes, são provocados por linhas de cerol em pipas.
Outro exemplo é a Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria, da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, na Zona da Mata, que também está promovendo ações de prevenção, com apoio de Jackson Fernandes, observador certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.
Ainda na Zona da Mata, a SRE de Carangola, em parceria com a Prefeitura Municipal, também promove ações do Maio Amarelo, como o Concurso Trânsito Legal 2022, onde os primeiros colocados serão premiados com uma bicicleta e troféus para o 2º e 3º lugar.
As iniciativas implementadas pelas escolas estaduais mineiras, desenvolvidas em parceria com órgãos da Segurança Pública, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal Belo Horizonte e o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), fazem referência à Campanha Maio Amarelo 2022, cujo lema é “Juntos Salvamos Vida”.
Sobre o Maio Amarelo
É um movimento internacional, celebrado anualmente no mês de maio, que ganhou repercussão no Brasil em 2014. Há seis anos, o governo de Minas, por meio da SES/MG, apoia a campanha. Para mais informações, clique aqui.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.