Minas Gerais
ESP-MG credencia docentes para especialização em Direito Sanitário
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) abre processo de credenciamento de docentes para o Curso de Especialização em Direito Sanitário. Será oferecida uma vaga, em Belo Horizonte, para lecionar a disciplina Direito Sanitário e Assistência Farmacêutica para as turmas IX e X do Curso de Especialização em Direito Sanitário.
Interessados em participar do credenciamento deverão, primeiramente, realizar cadastro no Sistema de Gestão e Acompanhamento de Credenciamento (Sigac) disponível neste link.
Após fazer o cadastro, será possível realizar a inscrição para a disciplina. As inscrições ficarão disponíveis das 10h desta segunda-feira (28/11) às 17h de 9/12/2022.
Informações sobre requisitos mínimos para as vagas e outros detalhes do edital podem ser conferidos neste link.
Direito Sanitário
O curso, na linha do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, busca a reestruturação dos serviços de saúde por meio do desenvolvimento dos valores e conceitos dos próprios profissionais inseridos no contexto a ser trabalhado.
A especialização em Direito Sanitário foi elaborada tendo em vista a necessidade de desenvolver conhecimentos e práticas articuladas e integradas no campo do direito sanitário, que se revela de suma importância para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para tanto, a constituição de um público-alvo heterogêneo contribui para a construção de um campo transdisciplinar. Pretende-se, sobretudo, analisar o contexto do direito à saúde incorporando a perspectiva dos diversos atores envolvidos na concepção, na implementação e validação das políticas públicas de saúde.Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.