Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

ESP-MG seleciona alunos para a especialização em direito sanitário

Publicados

em

 

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) abre inscrições para seleção de alunos para a nona turma do curso de pós-graduação lato sensu – nível Especialização em Direito Sanitário. O período de inscrição vai até 27/3 e serão disponibilizadas seis vagas de ampla concorrência por meio deste edital.

As oportunidades são destinadas a trabalhadores do Executivo municipal de Minas Gerais, que tenham diploma de nível superior e contato direto com as demandas judiciais relacionadas ao direito à saúde e/ou que atuem em atividades que envolvam a interface saúde-justiça.

A especialização será em regime presencial. O objetivo do curso é desenvolver e estimular, no campo do direito sanitário, competências profissionais em nível de pós-graduação Lato Sensu, para que os profissionais compreendam os fundamentos da saúde coletiva, bem como a legislação, a jurisprudência e a doutrina do Direito Sanitário.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá ler atentamente o edital e acessar ao sistema de gestão acadêmica da ESP pelo link sigae.esp.mg.gov.br, preenchendo as informações solicitadas e anexar todos os documentos exigidos (em formato PDF). A confirmação da inscrição será enviada para o e-mail cadastrado. Não haverá inscrições via correios.

Leia Também:  Aplicativo agiliza abordagem de agentes contra arboviroses     

O resultado final da seleção será publicado no site da ESP-MG em 25/4. O início das aulas está previsto para 12/5.

ESP-MG / Divulgação

Curso

O curso será em regime presencial e tem a carga horária total de 400 horas, sendo 360 horas de atividades teórico-práticas e 40 horas de orientação para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em caso de impedimento da realização das aulas presenciais por alguma razão, as atividades letivas poderão ser realizadas de forma remota.

A especialização está organizada em módulos, compostos por disciplinas e atividades de orientação de tutoria e seminários que favorecem a interseção de conceitos e experiências de vários campos temáticos por meio da interdisciplinaridade.

Distribuição de vagas do curso

O Curso de Especialização em Direito Sanitário foi criado a partir do Termo de Cooperação Técnica nº 32/2018, assinado pela ESP-MG, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, pela Advocacia-Geral do Estado (AGE/MG); pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais e pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Leia Também:  UAILab participa do Conexão Mercado na Faculdade de Direito da UFMG

A nona turma será composta por 35 estudantes, sendo que para este processo seletivo realizado pela Escola, estão sendo disponibilizadas seis vagas. As demais vagas (29) serão preenchidas por meio de processo seletivo interno realizado por cada uma das seis instituições signatárias do Termo de Cooperação Técnica.
​​​​​​
Nas turmas anteriores, conforme previsto no Termo, a distribuição de vagas era realizada exclusivamente entre as instituições, por meio de processo seletivo interno específico. Mas, diante das demandas frequentes dos municípios do estado, esta será a primeira vez que serão abertas vagas também para os trabalhadores do Executivo municipal do estado. Cada uma das instituições cedeu uma vaga cada, sendo possível, portanto, a realização desse curso.

Dúvidas e outras informações: direitosanitario.espmg@gmail.com.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Pronto para Plenário projeto sobre atendimento a alunos com TDAH

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA