Minas Gerais
Especialização da FJP foca administração pública, planejamento e gestão
A Fundação João Pinheiro (FJP) recebe, até sexta-feira (8/4), inscrições para o curso de especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental (CEAPPGG). Chegando à oitava edição, o curso tem início previsto para maio e duração de 18 meses. As inscrições para o processo seletivo custam R$ 60 e podem ser feitas no endereço http://academico2.fjp.mg.gov.br/processoseletivo.
Realizado por meio da análise de currículo, o processo seletivo considera a formação do candidato (nota média obtida no curso de graduação e em cursos de pós-graduação), a experiência técnica profissional e a experiência acadêmica e de pesquisa (durante ou após a graduação).
O curso é voltado para servidores públicos e demais profissionais interessados na área e tem o objetivo de ampliar a capacidade de repensar e de avaliar o papel do Estado e da administração pública. Para tanto, a grade curricular combina disciplinas teóricas com módulos destinados ao exame especializado e prático de questões centrais do planejamento governamental, das finanças públicas, da gestão de pessoas e de patrimônio, da administração de contratos e convênios, da produção e do gerenciamento de informações, entre outros.
Internacional
O CEAPPGG também oferece ao aluno a opção de participar de um módulo internacional de 80 horas na universidade de La Verne, em Los Angeles, com a temática Contemporary Topics in Public Administration e de um programa de imersão na língua inglesa, específico para negócios, na ELS English Center, ambos com certificação.
“O CEAPPGG é um curso consolidado na FJP. Trata-se de uma especialização que tem como público-alvo todas as pessoas que querem se especializar em administração pública de um modo geral e possui como diferenciais a expertise de seus professores, todos com ampla experiência em administração pública. E o módulo internacional, no qual os alunos podem aprimorar conhecimentos em uma universidade fora do Brasil”, explica a coordenadora do CEAPPGG, Carolina Portugal.
As aulas terão início no dia 16/5 e serão ministradas no campus Pampulha da FJP (Alameda das Acácias, 70, São Luiz), das 19h às 22h, três vezes por semana, entre segundas e quintas-feiras. O investimento para o curso de especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental é de 18 parcelas de R$686,47.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.