Minas Gerais
Esportes: governo publica edital para seleção de entidade sem fins lucrativos atuar em Minas
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e ação da Subsecretaria de Esportes (Subesp), publica processo de seleção de entidade sem fins lucrativos, qualificada ou que pretenda qualificar-se como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) para celebrar termo de parceria com intuito de potencializar ações de esporte educacional e paradesportivo em Minas Gerais. As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 8/8.
O edital prevê parceria com Oscip, visando o apoio à realização da política de promoção ao direito de acesso ao esporte educacional e paradesportivo em Minas Gerais, considerando a diversidade de abordagens que circundam o tema.
No edital, fomento, desenvolvimento e potencialização do esporte educacional e paradesporto escolar compreendem a realização de ações integradas, distribuídas em três eixos de atuação:
• produção e tabulação de dados científicos para fins de diagnóstico situacional;
• desenvolvimento de cursos/capacitações profissionalizantes no âmbito acadêmico, metodológico e de pesquisas sobre a temática do objeto e;
• acompanhamento de ações de cunho educacional e de iniciação esportiva, que atualmente são executadas via núcleos esportivos.
Analista de Políticas Públicas, Paulo Diniz explica a função da publicação. “O edital visa a realização de ações integradas, que tratarão diagnóstico situacional da produção de dados científicos sobre a situação da política esportiva no estado, realização de capacitações profissionalizantes com intuito de atender ao público-alvo das políticas públicas e monitoramento e acompanhamento das políticas esportivas de competência da Subesp.
Entidades sem fins lucrativos terão entre os dias 2 e 8/8 para elaborar proposta e entregar documentos. No dia 27/7 será realizada sessão, on-line, para esclarecer dúvidas em relação à seleção pública e ao edital.
A previsão de celebração do termo de parceria do processo de seleção pública é em 24/11/2023.
Recursos
Será aberto prazo de cinco dias úteis para interposição de recursos, contados a partir do primeiro dia útil subsequente à publicação da ata de julgamento.
Os recursos deverão ser direcionados à secretária de Estado de Desenvolvimento Social. A proponente interessada em recorrer do julgamento de recurso deverá enviar e-mail obrigatoriamente para esporte educacional@social.mg.gov.br, fundamentando e inserindo os documentos relativos ao respectivo recurso.
A entidade proponente deverá se identificar, por meio de CNPJ e razão social, e disponibilizar as informações para contato (e-mail) na respectiva interposição de recurso eventualmente encaminhada à Sedese.
Recebido o recurso, a secretaria terá até cinco dias úteis, prorrogáveis por igual período, para analisar e decidir. O teor de cada recurso e a decisão deverão ser publicados no site: http://social.mg.gov.br/esportes/editais-e-termos-de-parceria.
Acesso
Acesse o edital completo aqui.
Confira neste link instruções necessárias para o cadastramento de usuário externo e envio de propostas.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.