Minas Gerais

Estado amplia vacinação contra covid para crianças de 6 meses a 2 anos de idade, sem comorbidades

Publicados

em

A partir desta segunda-feira (19/12), profissionais de Saúde dos 853 municípios mineiros poderão aplicar a vacina contra a covid-19 em crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades. A vacinação desse grupo deverá ser realizada considerando apenas as doses disponíveis nos municípios, buscando evitar a perda de vacinas. 

A recomendação para a ampliação do público-alvo foi divulgada por meio da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.071, de 16/12/2022. Até então, a vacina era destinada apenas para crianças desta faixa-etária, mas que possuem comorbidades.

A disponibilização de novas doses aos municípios depende do envio por parte do Ministério da Saúde. Desse modo, é fundamental que as prefeituras realizem o planejamento e execução da vacinação, considerando apenas as vacinas que dispõe atualmente uma vez que ainda não há previsão do recebimento de novas remessas para o estado.

O imunizante a ser utilizado é Pfizer-BioNTech e será aplicado de maneira escalonada, conforme os seguintes os critérios de prioridade:
 

Para esta faixa-etária, o esquema primário da vacina contra a covid-19 Pfizer-BioNTech será composto de três doses em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas (um mês) de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada com oito semanas (dois meses) após a segunda dose.

Leia Também:  São Vicente de Minas - Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas

A coordenadora estadual do Programa de Imunizações, Josianne Dias Gusmão, esclarece que mesmo com a ampliação, deve ser assegurada a guarda de doses necessárias para completar o esquema vacinal de todas as crianças que iniciarem a vacinação (D2 + D3). “Fica autorizada a vacinação dos grupos B, C e D, neste momento, somente mediante a utilização de doses remanescentes da vacina covid-19 Pfizer-BioNTech não utilizadas em crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades”.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Crianças atendidas pela LBV recebem visita dos cães da PCMG
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA