Minas Gerais

Estado anuncia adesão de 100% dos municípios mineiros ao Programa Criança Alfabetizada

Publicados

em

Com o tema “Gestão da Educação no ano de 2024”, está sendo realizado, em Belo Horizonte, a 9ª edição do Café com Prosa. O evento é realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

A abertura do encontro aconteceu nessa segunda-feira (4/3), discutindo diversos assuntos com os representantes da educação estadual, dos 853 municípios, parceiros e palestrantes. O objetivo do evento é incentivar e fomentar as políticas públicas de educação.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou os resultados que Minas vem alcançando, com a colaboração de todos os parceiros que trabalham em prol da educação.

“Nós precisamos de ter formação e material pedagógico. E dentro desta linha, nós temos a Escola de Formação, que disponibiliza formação para a rede municipal, que nós queremos que vocês utilizem da melhor maneira possível. Queremos e estamos trabalhando para que Minas tenha um crescimento educacional com toda essa gama, rede municipal e estadual crescendo juntas”, destacou o secretário.

Ele pontuou também que, em 2023, o Estado avançou na aplicação dos testes de fluência do Proalfa para os municípios, com investimentos realizados pela Secretaria de Estado de Educação.

Além deste importante passo de Minas Gerais com o propósito de zerar o analfabetismo, o secretário reforçou o trabalho realizado com apoio de todos os municípios e instituições parceiras que estão juntas no Compromisso Criança Alfabetizada.

“Reforço o nosso compromisso com uma educação de qualidade em Minas Gerais. Temos muito que fazer, sabemos disso, pois os desafios são grandes, mas se fossem fáceis e poucos, outras pessoas já tinham feito. Mas hoje estamos unindo forças para dar os passos que faltam. Iniciamos o ano com outras ações que foram importantes como o alinhamento do Calendário Escolar e também contamos com várias instituições públicas, todos alinhados em prol de uma educação de qualidade e garantia de direitos para os nossos estudantes”, concluiu Igor de Alvarenga.

Leia Também:  Acolhimento às mães reforça proteção contra abuso de crianças e adolescentes

Pela manhã, a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria, também falou sobre o Programa Criança Alfabetizada e sobre a adesão de 100% dos municípios mineiros.

“Estou muito feliz porque essa conquista é resultado do trabalho articulado do Regime de Colaboração. Vamos disponibilizar o material pedagógico que construímos com professores da rede para todos os municípios, para mais de 1 milhão de estudantes e para mais de 57 mil docentes, para a alfabetização das nossas crianças”, ressaltou Geniana Guimarães.

Regime de Colaboração

O Regime de Colaboração consolida os esforços no sentido de garantir o acesso à permanência, à aprendizagem e à conclusão do ensino nas escolas públicas do estado de Minas Gerais, por meio da organização de um ensino público mineiro mais participativo e articulado entre estado e município.

Pelo Regime de Colaboração, são propostos programas, projetos e ações a serem organizados, discutidos e implementados, para proporcionar recursos humanos, materiais e/ou instalações que otimizem e fomentem o desenvolvimento e a melhoria da qualidade da educação mineira.

O compromisso assumido está alinhado à melhoria dos indicadores educacionais para Minas Gerais, por meio de ações pedagógicas conjuntas, aproveitando uma estrutura única de calendário escolar, formação continuada, currículo, avaliação e, até mesmo, a elaboração de materiais didáticos estruturados de forma conjunta.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Minas Gerais conseguiu 100% de adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por meio do apoio da Secretaria de Estado de Educação.

Assim, 853 municípios firmaram um pacto entre os entes federativos (Municípios, Estados, DF e União), em regime de colaboração, a fim de garantir o direito à alfabetização, elemento estruturante para a construção de trajetórias escolares bem sucedidas.

Para alcançar essa meta, serão estabelecidas estratégias de políticas, programas e ações para que as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o segundo ano do ensino fundamental; e, também, para a recomposição das aprendizagens com foco na ampliação e aprofundamento da leitura e da escrita das crianças matriculadas até o final dos anos iniciais do ensino fundamental; além de especial atenção àquelas que não alcançaram os padrões adequados de alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental.

Leia Também:  Copasa pesquisa vazamentos invisíveis na Grande BH

Palestras

Ao longo do dia, diversos temas foram abordados, como por exemplo, “Que escola, professores e estudantes queremos construir frente aos desafios da contemporaneidade”, ministrada pela socióloga e educadora, Lourdes Atié; “Inclusão na educação”, ministrada pelo presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (ANIA/BR), Guilherme de Almeida, além de outros assuntos relacionados à pauta educacional.

Undime Minas Gerais

A Undime/MG é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte e que integra, junto às demais seccionais, presentes em cada estado, a Undime Nacional, com sede em Brasília. O corpo diretivo das Undimes é formado pelos Dirigentes Municipais de Educação que, eleitos através de assembleias instituídas nos Fóruns realizados a cada dois anos, representam a instituição nas discussões sobre as políticas públicas da educação municipal.

Programação

O Café com Prosa segue ao longo desta terça-feira (5/3), com mais debates sobre a educação pública, os desafios e as ações que serão desenvolvidas ao longo de 2024.

Entre os temas que estarão em pauta, destaca-se a palestra sobre Programa de Transporte Escolar (PTE) 2024, que será dirigida pelo subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Gustavo Pedroso; Nova Lei de Licitações: Especificidades da Educação, ministrada pelo diretor Jurídico da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (Amag), Adriano José Senador, entre outros debates que farão parte do diálogo desta edição.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Produtores mineiros apostam no cultivo do milho de segunda safra

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Fhemig abre processos seletivos com salários de até R$ 9 mil 

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA