Minas Gerais
Estado avalia desempenho de novas cultivares de café

Projeto que avalia o desempenho de novas cultivares de café para Minas Gerais está na fase de colheita da primeira safra. Para acompanhar e divulgar os trabalhos, os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Embrapa Café, responsáveis pela iniciativa, promoveram dias de campo em fazendas que receberam as unidades demonstrativas no estado.
Até agora, foram realizados oito eventos e outros dois estão marcados, um deles nesta terça-feira (14/5), em Santo Antônio do Amparo, no Oeste de Minas, e outro no dia 28/5, em Viçosa, município da Zona da Mata.
O pesquisador da Epamig, Gladyston Carvalho, coordena o projeto e destacou a iniciativa. “O objetivo desses dias de campo é apresentar as cultivares e as suas características. A escolha é em função do local e cultivo, sistema de produção e nos interesses do produtor”, informa.
Encontros tecnológicos
Os encontros tecnológicos tiveram início, no mês de fevereiro, com a realização de dia de campo em São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra. Na época, a colheita não havia se iniciado e os pesquisadores elaboraram e apresentaram uma estimativa de safra, por meio da análise de duas plantas representativas das cultivares.
A partir de então, ocorreram eventos em Vermelho Novo, Carmo do Rio Claro, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Unaí, Ibiá e Patos de Minas, que somados reuniram cerca de mil produtores, técnicos e consultores.
“Temos realizado a colheita das plantas em litros para demonstrar o potencial e a variação entre elas, além do diferencial de maturação, algo importante para o escalonamento de colheita, que visa otimizar o processo”, detalha Gladyston Carvalho.
Intercâmbio de conhecimentos
O pesquisador Gladyston Carvalho ressalta a interação com produtores de diferentes realidades como um dos principais retornos do projeto. “Dependendo da região, há predomínio de produtores familiares, ou produtores empresariais, todos buscando informações. São debates grandes e relevantes”, afirma.
Outro ponto destacado pelo pesquisador é a possibilidade de transferência de conhecimentos e de tecnologias adaptadas ao contexto da região. “Trata-se de um motivo de orgulho ver o impacto do projeto nesse momento. Percebemos que produtores de diferentes regiões de Minas Gerais estão pensando em produzir café de forma eficiente e lucrativa”, finalizou.
O projeto “Validação de cultivares de cafeeiros e transferência de tecnologias para as regiões cafeeiras de Minas Gerais” conta o apoio financeiro da Fapemig/Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), do Consórcio de Pesquisa do Café, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do INCT Café, e terá vigência por quatro safras.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais23 horas atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas