Minas Gerais

Estado e TCE-MG firmam parceria para ampliar transformação digital em Minas Gerais

Publicados

em

Para ampliar a cultura da inovação e da transformação digital dos serviços públicos em Minas Gerais, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Fundação João Pinheiro (FJP), assinou com o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), nesta terça-feira (17/5), o Termo de Cooperação Técnica 0022022.  

A parceria prevê a cooperação mútua entre as instituições para disseminar a inovação para os órgãos estaduais e municipais de Minas Gerais, com a perspectiva de construção de várias ações neste sentido, entre elas um plano estratégico de transformação digital do TCE-MG, por meio do Laboratório de Inovação em Governo (Lab.MG), coordenado pela Seplag-MG e pela FJP. 

“Não temos dúvidas de que a transformação digital e a inovação são o caminho para que consigamos mudar as instituições e as políticas públicas. Para o Governo de Minas, é fundamental ter parcerias com outros órgãos. Então, a nossa expectativa é conseguir traçar um planejamento de ações efetivas e concretas para trazer inovação e transformação digital para dentro do Tribunal de Contas”, explicou a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.  

Leia Também:  Minas registra maior abertura de empresas em cinco anos e Vale do Jequitinhonha se destaca

O documento prevê, por exemplo, a disponibilização de capacitação teórica e prática, instrumentos, métodos, ferramentas e apoio técnico por parte do Lab.MG para o Tribunal, além da partilha de experiências e informações sobre inovação.  

Em contrapartida, o TCE-MG disponibiliza o espaço da Escola de Contas e Capacitação Pedro Aleixo para gravação de cursos no formato Educação a Distância (EaD), além de apoio para as atividades a serem desenvolvidas junto ao Laboratório de Inovação.  

“Assim, todos saem ganhando, inclusive a população de Minas Gerais”, avaliou o presidente do TCE-MG, Mauri Torres: “A parceria voltada ao avanço da tecnologia e da informação nos ajuda a estar sempre melhorando a qualidade de trabalho, visando a melhor prestação de serviços à sociedade e ao povo mineiro. É uma parceria importante para o Estado”.  

Para a subsecretária de Gestão Estratégica da Seplag-MG, Camila Neves, a troca é um fator fundamental neste processo. “Temos muito a aprender um com o outro. Este ambiente de inovação requer olhares diferentes e acho que essa parceria permite essa construção. Com isso, esperamos colher muitos frutos para os cidadãos”, afirmou.  

Leia Também:  Governo cria linha de crédito emergencial para o Nordeste e o norte de Minas Gerais

“Esta troca de conhecimento e construção da parceria significam também o fortalecimento do Governo como um todo, além de mais apoio aos municípios e à sociedade”, definiu a vice-presidente da FJP, Mônica Bernardi, também presente na celebração da parceria realizada no TCE. 

Sobre o Lab.MG 

Coordenado pela Seplag-MG e pela FJP, o LAB.mg atua em projetos de fomento à inovação no Governo de Minas, voltados para a transformação de serviços, melhoria de experiência do usuário e soluções para os desafios públicos.  

Alguns exemplos de ações do Lab.MG são a simplificação dos serviços prestados pelo Governo de Minas, simplificação de linguagem e ampliação da acessibilidade, e apoio na construção de serviços digitais que visam a inclusão, como a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MGS abre novo processo seletivo para Belo Horizonte e Conceição do Mato Dentro
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA