Minas Gerais

Estado esclarece Lei de Incentivo ao Esporte durante palestra em João Monlevade

Publicados

em

A Subsecretaria de Esportes (Subesp), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), marcou presença no evento Viva Monlevade, promovido pela Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), nessa segunda-feira (22/5). O Viva Monlevade é uma iniciativa que busca promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos moradores da região. Na edição deste ano, serão dez dias de eventos com cerca de 80 ações gratuitas.

Pela Sedese, esteve presente o superintendente de Fomento e Incentivo ao Esporte, Thiago Souza Santana, que palestrou para público de aproximadamente 40 pessoas, entre empresários, gestores culturais e esportivos, sobre a importância e os benefícios propiciados pela adoção da Lei de Incentivo ao Esporte.

A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte é um programa de fomento à prática esportiva em Minas. Por este instrumento, contribuintes do ICMS podem obter incentivo fiscal, desde que sejam apoiadores de projetos aprovados pela Sedese. Com esta estratégia, executores, apoiadores, e o Governo de Minas Gerais se unem em prol do fortalecimento do esporte no estado.

Leia Também:  Palestra sobre gestão analisa papel das compras públicas para servidores municipais

Segundo Thiago Santana, “foi uma grande oportunidade para apresentar os mecanismos de incentivo fiscal a novas empresas apoiadoras e novas entidades executoras de projetos esportivos. O trabalho visa potencializar o alcance da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte em João Monlevade e região”, resumiu.

Na cidade do Vale do Aço, desde 2014 houve a captação de R$ 1,8 milhão junto a oito empresas apoiadoras. Ao todo, foram executados 14 projetos que beneficiaram 3.178 pessoas. Por se tratar de uma região com grande número de empresas, porém com pouca adesão à Lei, a Secretaria aceitou o convite para realizar a palestra com intuito de fortalecer ainda mais o desenvolvimento econômico do município.

Edital 2023

A Sedese está com edital aberto da Lei de Incentivo. Os interessados têm até o dia 30/6 para protocolarem projetos que buscam executar em 2023. A proposta deve ser enviada pelo Sistema de Informação da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O limite de arrecadação por projeto é de R$ 385 mil. Cada projeto deve atender a no mínimo 15 beneficiados.

Leia Também:  Unimontes oferece 1.212 vagas pelo Sisu em 49 cursos 

Podem se inscrever prefeituras municipais, ONGs, associações comunitárias, federações esportivas, ligas desportivas, clubes e fundações públicas, com limite máximo de execução de três projetos simultâneos.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Minas bate recorde de municípios habilitados no ICMS Esportivo pelo terceiro ano consecutivo

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Empréstimo do Estado junto ao Banco do Brics é aprovado em 1º turno, pelo Plenário

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA