Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Estado homenageia 115 escolas estaduais por trabalhos de educação ambiental para 4,3 mil alunos 

Publicados

em

Governo de Minas vai homenagear na quarta-feira (7/12), às 10h, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), 115 escolas estaduais da rede pública de ensino que trabalharam a Educação Ambiental na grade escolar, beneficiando 4,3 mil alunos.  As instituições fazem parte do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que, por meio de termo de cooperação técnica, selecionou, em fevereiro deste ano, 65 municípios para implantarem atividades de educação ambiental nas escolas. 

Semad / Divulgação

 Para a homenagem, participam o secretário-geral do Governo de Minas, Mateus Simões, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, e outras autoridades. São esperadas cerca de 450 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais de educação e meio ambiente, professores, diretores e alunos da rede municipal de ensino. 

O programa visa a parceria entre o poder Executivo estadual e as secretarias municipais de educação e meio ambiente. Por meio dele, são feitos treinamentos para professores, via curso de Educação a Distância (EAD), e são realizadas em sala de aula, junto aos alunos, atividades práticas e estímulo da redução do consumo de água e energia na residência dos alunos e nas escolas, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal. As instituições recebem visitas técnicas regulares de servidores da Semad para o melhor cumprimento dos trabalhos. 

Leia Também:  PL fortalece programa de assistência estudantil nas universidades estaduais

 “É um incentivo e auxílio aos municípios para uma conscientização ambiental entre os jovens e educadores. São públicos estratégicos para a propagação sustentável que buscamos alcançar em Minas Gerais”, comenta a secretária Marília Melo. 

Destaques 

Durante o evento, 12 municípios receberão o certificado de destaque em “Boas Práticas Pedagógicas” e outras dez escolas receberão o certificado de “Escola Sustentável”. Por ter caráter contínuo, será lançado, durante o evento, o novo edital 2023 para congregar outros municípios e ampliar a atuação do programa no território mineiro. 

O programa 

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis teve início em 2021, com o projeto-piloto desenvolvido em quatro municípios parceiros: Campo Florido, Nepomuceno, Itapecerica e Paracatu. Em 2022, foram selecionados 65 munícipios, sendo que cada um deles indicou duas escolas da rede municipal e quatro turmas do ensino fundamental para serem beneficiadas pelo programa. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Copasa e WRI Brasil iniciam estudo sobre bacias do Alto Velhas e Rio Manso

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA