Minas Gerais

Estado inaugura sete novas UAIs em 2023, beneficiando mais de 1,6 milhão de pessoas, e leva telefonia móvel a 111 novos distritos e localidades

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) atuou, em 2023, para aproximar o Governo de Minas, ainda mais, dos mineiros, tornando o Estado menos burocrático, mais digital e com mais facilidade para o cidadão. Foram inauguradas sete novas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e, juntas, as 42 UAIs realizaram mais de 4,5 milhões de atendimentos no ano.

Seplag / Divulgação

A partir da transição da gestão de trânsito do Estado para a Seplag-MG, com a publicação da Lei nº 24.313/23, as UAIs incorporaram serviços de trânsito que eram prestados anteriormente em delegacias e nas Ciretrans dos munícipios, aumentando o número de serviços prestados em cerca de 34% e o número de atendimentos realizados cerca de 31%.

Por meio do Programa UAI Compartilha, que busca a ampliação das UAIs nos territórios mineiros por meio do compartilhamento do modelo de gestão com as prefeituras, foram inauguradas seis novas unidades em 2023 em Campo Florido, Engenheiro Navarro, Araxá, Cássia, no aeroporto de Confins e em Ouro Verde de Minas.

“A ampliação das UAIs é resultado dos esforços do Governo de Minas em garantir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Temos o compromisso de proporcionar cidadania e acessibilidade em todo o estado, e iniciativas como a UAI Compartilha permitem essa aproximação com o cidadão”, ressalta o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, Rodrigo Diniz.

A Seplag-MG, em parceria com o consórcio Shopping do Cidadão, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), inaugurou a segunda unidade no município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. A cidade foi a primeira do interior a contar com duas UAIs.

“O objetivo do Governo de Minas é ampliar a prestação do serviço. Uma das nossas metas é a expansão das Unidades de Atendimento Integrado em todo o estado. Nós iniciamos a gestão do governador Romeu Zema com 31 unidades e vamos fechar este ano de 2023 com 45. Queremos acelerar mais esse processo para que tenhamos os serviços prestados aos cidadãos de maneira facilitada e em mais municípios”, assegura a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Leia Também:  Soluções para a saúde desenvolvidas em Minas avançam para a etapa final do Prêmio Euro Inovação

Simplificação

O serviço de comunicação de vendas de veículos, que antes era prestado só presencialmente, passou a ser oferecido on-line. Essa foi uma das medidas adotadas para garantir mais facilidade na vida do cidadão em 2023, quando o Estado alcançou 80,97% no Índice de Transformação Digital dos serviços, que corresponde às etapas dos serviços que são realizados digitalmente, sem que o cidadão precise comparecer em uma unidade presencial.

Novas funcionalidades também foram disponibilizadas no Portal MG (www.mg.gov.br) e nos aplicativos MG App Cidadão e MG App Empresas. Atualmente, o Portal MG conta com 1.123 serviços e o MG App com mais de cem. Os canais incorporaram serviços como o pagamento por Pix, a consulta de protocolos de atendimento para serviços de trânsito, o agendamento da primeira retirada de medicamentos na Farmácia de Minas, entre outros.

Além disso, 31 serviços públicos foram simplificados em 2023, por meio da eliminação de exigências desnecessárias, como a Identificação do Condutor Infrator, em que a pessoa proprietária de veículos autuados pode indicar o real condutor infrator preenchendo um formulário pela internet, na UAI Virtual. Antes, era necessário apresentar a indicação da real pessoa infratora por meio de envio pelos Correios ou protocolo presencial de documentos.

“Essas exigências foram identificadas por meio de uma revisão sistemática dos procedimentos, que buscou reduzir a burocracia e tornar os serviços mais fáceis de usar”, explica a superintendente Central de Inovação e Desburocratização, Ana Flávia Morais.

Leia Também:  Xororó se emociona ao ouvir 100 mil pessoas cantando Evidências: ‘No The Town’

Por meio do Laboratório de Inovação do Governo de Minas (LAB.mg), o Estado também concluiu 15 projetos voltados para a otimização de processos, transformação digital e melhoria da experiência do usuário dos serviços públicos, como a reestruturação e transformação de serviços de trânsito e a melhoria do processo de Credenciamento de Instituições no Programa Trilhas de Futuro, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

Inclusão

O Alô, Minas!, programa que busca melhorar as condições de vida do cidadão mineiro garantindo acesso à telefonia móvel e à internet, chegou à marca de 111 antenas de telefonia e de sinal 4G instaladas em distritos e localidades de Minas Gerais, beneficiando uma população de mais de 84 mil pessoas. A meta para 2024 é chegar a 150 locais.

O programa trouxe agilidade para a comunicação, criou oportunidades locais, gerou novas possibilidades de autonomia e de desenvolvimento em diversas regiões do estado.

“A instalação da antena trouxe inúmeras vantagens ao nosso distrito. Ela possibilitou a inclusão digital, a comunicação entre os moradores, a comunicação com as áreas rurais, centros de saúde e os centros educacionais. Só temos a agradecer o cuidado com o cidadão”, celebrou o morador do distrito de Rancho Novo, no município de Caeté, Cesalino Rodrigues de Oliveira.

Agora, na Fase II, lançada no dia 19/12, o Alô, Minas! irá ampliar a cobertura para cem novas localidades do estado que ainda não possuem o acesso ao serviço de telefonia móvel. O edital de chamamento público para as prefeituras mineiras pode ser acessado clicando aqui. As inscrições para as prefeituras ficam abertas no Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) até às 18h do dia 19/1/2024.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Festas de fim de ano favorecem alta da covid, mas só metade das pessoas acima de 40 anos tomou a segunda dose de reforço

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Educação disponibiliza resultado preliminar da 3ª edição do Prêmio Escola Transformação 2022 

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA