Minas Gerais
Estado lança campanha de publicidade para incentivar a vacinação de crianças e adolescentes
Quem avisa, amigo é. Esse é o mote da campanha de publicidade do Estado para conscientização da população sobre a importância da vacinação, que estreia nesta quarta-feira (25/10), nos meios de comunicação – TV, rádio e internet (Youtube, Facebook, Instagram, TikTok), por exemplo – para alcançar não apenas o público jovem, mas pais, avós ou responsáveis
No último sábado (21/10), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foi lançada a Campanha de Multivacinação para todas as regiões mineiras. Até 4/11, crianças e adolescentes de até 15 anos terão as equipes de saúde mobilizadas para ajudar na atualização da caderneta de vacinação contra as doenças preveníveis, como hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo e HPV, entre outras.
O objetivo da estratégia é convocar toda a sociedade para a retomada da vacinação. Minas Gerais atingiu a meta de cobertura da vacina BCG, que é de 90%, em 2022 (95,64%), em crianças de até dois anos, e no ano de 2023, de janeiro a março (93,41%). Já as demais vacinas, como poliomielite, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), não atingiram a meta de cobertura vacinal (95%) nos últimos anos.
Memória afetiva
A campanha busca mexer com a memória afetiva dos responsáveis pelas crianças e jovens. Para isso, a linha criativa conta com uma trilha especial: uma versão da música ‘Amigos do Peito’, conhecida pela interpretação do grupo Balão Mágico nos anos 1980.
De acordo com a gestora de Atendimento da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), Juliana Caldeira, a ideia é conscientizar pais ou responsáveis, puxando pela emoção. “Músicas populares geram um vínculo emocional mais rápido com a mensagem. Encurtam o caminho pela emoção. Afinal, quem avisa, amigo é. E é isso que estamos fazendo, mostrando que o momento de atualizar a caderneta de vacinação deve ser tratado com importância e alegria”, conta.
Thales Mascarenhas, estagiário da Superintendência Central de Publicidade da Secom, participou da gravação da campanha, que aconteceu no Conjunto Habitacional IAPI. Ele destaca a complexidade das filmagens e enaltece a experiência de ter acompanhado de perto o trabalho.
“Foi bem interessante. Tudo é bem complexo: a produção, o número de funcionários, equipamentos que são necessários e mesmo a quantidade de takes a cada cena. São gravadas muitas vezes as mesmas falas”, relata Thales, que também reforça a relevância da campanha. “É uma iniciativa de suma importância para incentivar as vacinas, que são fundamentais para crianças e jovens”, ressalta.
Investimentos
A campanha também destaca, ainda, as ações do Governo do Estado para estimular a imunização. Uma delas é o Vacimóvel, que facilita a chegada da vacina a quem precisa. Todos os municípios com mais de 50 mil habitantes já receberam o recurso para ter seu próprio vacimóvel e os demais serão contemplados por meio dos consórcios de saúde, que também receberão recursos para compra, num total de 253 veículos.
Para as ações de imunização extramuros – que vão além das salas internas das unidades de saúde – estão sendo investidos mais de R$ 260 milhões pelo Governo de Minas.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.