Minas Gerais

Estado lança campanha de publicidade para incentivar a vacinação de crianças e adolescentes

Publicados

em

Secom / Divulgação

Quem avisa, amigo é. Esse é o mote da campanha de publicidade do Estado para conscientização da população sobre a importância da vacinação, que estreia nesta quarta-feira (25/10), nos meios de comunicação – TV, rádio e internet (Youtube, Facebook, Instagram, TikTok), por exemplo – para alcançar não apenas o público jovem, mas pais, avós ou responsáveis

No último sábado (21/10), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foi lançada a Campanha de Multivacinação para todas as regiões mineiras. Até 4/11, crianças e adolescentes de até 15 anos terão as equipes de saúde mobilizadas para ajudar na atualização da caderneta de vacinação contra as doenças preveníveis, como hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo e HPV, entre outras.

O objetivo da estratégia é convocar toda a sociedade para a retomada da vacinação. Minas Gerais atingiu a meta de cobertura da vacina BCG, que é de 90%, em 2022 (95,64%), em crianças de até dois anos, e no ano de 2023, de janeiro a março (93,41%). Já as demais vacinas, como poliomielite, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), não atingiram a meta de cobertura vacinal (95%) nos últimos anos.

Leia Também:  Caetanópolis vai receber veículos para coleta de resíduos e projeto de drenagem pluvial

Memória afetiva

A campanha busca mexer com a memória afetiva dos responsáveis pelas crianças e jovens. Para isso, a linha criativa conta com uma trilha especial: uma versão da música ‘Amigos do Peito’, conhecida pela interpretação do grupo Balão Mágico nos anos 1980.

De acordo com a gestora de Atendimento da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), Juliana Caldeira, a ideia é conscientizar pais ou responsáveis, puxando pela emoção. “Músicas populares geram um vínculo emocional mais rápido com a mensagem. Encurtam o caminho pela emoção. Afinal, quem avisa, amigo é. E é isso que estamos fazendo, mostrando que o momento de atualizar a caderneta de vacinação deve ser tratado com importância e alegria”, conta.

Thales Mascarenhas / Imprensa MG

Thales Mascarenhas, estagiário da Superintendência Central de Publicidade da Secom, participou da gravação da campanha, que aconteceu no Conjunto Habitacional IAPI. Ele destaca a complexidade das filmagens e enaltece a experiência de ter acompanhado de perto o trabalho.

“Foi bem interessante. Tudo é bem complexo: a produção, o número de funcionários, equipamentos que são necessários e mesmo a quantidade de takes a cada cena. São gravadas muitas vezes as mesmas falas”, relata Thales, que também reforça a relevância da campanha. “É uma iniciativa de suma importância para incentivar as vacinas, que são fundamentais para crianças e jovens”, ressalta.

Leia Também:  Ipatinga: PCMG inaugura sala de escuta para crianças e adolescentes 

Investimentos

A campanha também destaca, ainda, as ações do Governo do Estado para estimular a imunização. Uma delas é o Vacimóvel, que facilita a chegada da vacina a quem precisa. Todos os municípios com mais de 50 mil habitantes já receberam o recurso para ter seu próprio vacimóvel e os demais serão contemplados por meio dos consórcios de saúde, que também receberão recursos para compra, num total de 253 veículos.

Para as ações de imunização extramuros – que vão além das salas internas das unidades de saúde – estão sendo investidos mais de R$ 260 milhões pelo Governo de Minas.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ceará é o 1º Estado a oferecer vagas a mulheres vítimas de violência
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA