Minas Gerais
Estado lança novo Portal MG para melhorar acesso a mais de 1.100 serviços públicos
O Governo de Minas, pensando em melhorar a experiência do cidadão mineiro em relação aos serviços públicos e o acesso a informações úteis sobre o Estado, lançou o novo Portal MG. O site possui mais de 1.100 serviços cadastrados para a população e, agora, além de um novo layout, conta com melhorias de acessibilidade e usabilidade ao usuário.
O Portal MG é administrado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e disponibiliza os diversos serviços prestados pelas instituições estaduais, além de agendamento de horários nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), endereços úteis, informações sobre a estrutura governamental, entre outros dados. Pelo site, o cidadão também tem acesso ao canal de fale-conosco do Estado, para envio de mensagens e esclarecimento de dúvidas sobre os serviços prestados.
O diretor Central de Atendimento Eletrônico da Seplag-MG, Damião Rocha, explica que o novo layout do Portal MG facilita a navegação e permite que os usuários encontrem de maneira simples as informações que procuram. Em 2021, o Portal registrou 21 milhões de acessos, cerca de 4 milhões a mais do que em 2020.
“O Portal MG foi reestruturado para facilitar o acesso do usuário. Buscamos melhorias em relação à usabilidade da página, tornando a navegação simples para que o cidadão possa agendar diversos serviços, como a emissão da carteira de identidade 1ª e 2ª via, doação de sangue, dentre outros”, afirma o diretor.
Principais serviços
Entre os principais serviços disponibilizados no Portal MG estão emissão de documentos, agendamento de doação de sangue, solicitação de segunda via de contas de água e energia, agendamento de atendimento nas UAIs, intermediação de mão de obra, registro de boletins de ocorrências da Delegacia Virtual, consulta ao pagamento de IPVA e demais serviços do Detran-MG, entre outros.
O Portal também disponibiliza serviços voltados para empresas e municípios.
Experiência do usuário
Durante o processo de reestruturação do Portal MG, o Laboratório de Inovação do Governo de Minas – LAB.mg, coordenado pela Seplag-MG e pela Fundação João Pinheiro, buscou identificar os pontos positivos do Portal e as principais dificuldades encontradas pelos cidadãos nas versões para computador e celular, propondo alterações para simplificar e melhorar a usabilidade do site.
“Com a realização desta pesquisa, foi possível identificar problemas que as pessoas enfrentavam ao acessar alguns serviços e suas sugestões para melhoria do site, permitindo a reestruturação com base nas percepções dos cidadãos. O objetivo é proporcionar uma melhor experiência aos usuários nesta nova versão”, explica a assessora da Superintendência Central de Modernização e Inovação da Ação Governamental (Scim), Giselle Volponi.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.