Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Estado participa do VI Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação 2023

Publicados

em

Parte do Programa “Na Ponta do Lápis”, o VI Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação teve início nesta segunda-feira (21/8) com a participação do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, na abertura. Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), o evento tem o objetivo principal de consolidar a gestão democrática da educação, por meio do fortalecimento e da formação de membros dos conselhos de educação.

Na oportunidade, o secretário destacou mudanças realizadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) com foco na melhoria do ensino e no investimento de recursos.

Exemplo citado diz respeito à mudança no envio da verba para a compra de merenda escolar, que era destinado às instituições com base no número de alunos que atende, ou seja, calculado de maneira per capita, o que deixava as escolas menores, com menos alunos, em situação de dificuldade. “Nós criamos um valor mínimo para manutenção e custeio de alimentação escolar para todas as escolas da rede estadual, independente do tamanho da unidade escolar”, declarou.
Igor também falou sobre processos de aperfeiçoamento para que atitudes rotineiras da gestão escolar sejam menos burocráticas e, de fato, aconteçam na ponta.

Leia Também:  Governador participa do encerramento do programa Fiemg Jovem  

“Até o início deste ano, os diretores tinham que pedir autorização às Superintendências Regionais de Ensino para pintar uma quadra. Agora, os diretores têm total autonomia para fazer essas melhorias. Estamos no caminho de desburocratizar e dar mais autonomia ao gestor”, afirmou e ressaltou a parceria da SEE/MG com o TCE para a realização da fiscalização do uso das verbas públicas.

Na Ponta do Lápis

Esses encontros, realizados desde 2018, são parte do Programa “Na Ponta do Lápis”, constituído de ações integradas de controle, cooperação com gestores públicos e fomento ao controle social. Além de conselheiros de políticas públicas educacionais e de gestores e servidores da área, o encontro também é voltado para controladores internos, pais, alunos e sociedade interessada.

A programação do evento conta ainda com painéis de membros do TCE/MG, da Atricon, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de servidores de outros órgãos. O encontro está sendo transmitido pelo canal do TCE/MG no YouTube.

Leia Também:  Operação no Noroeste do estado mira grupo envolvido em crimes na área

O encontro atende às recomendações da Resolução Atricon nº 03/2015, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, que estabelece dezenove diretrizes para atuação dos Tribunais de Contas, com foco na geração e na assertividade dos instrumentos gerenciais da Lei nº 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Presidente do IA participa do do 23° Congresso Brasileiro da Agronomia no RS

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA