Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Estado vai investir R$ 8,6 mi em políticas sobre drogas 

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Política sobre Drogas (Subpod), vai selecionar propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para o trabalho de prevenção ao uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas, além de cuidado/acolhimento e reinserção social e econômica. O edital de chamamento público já está à disposição dos interessados. Ao todo, serão investidos R$ 8,6 milhões em um período de 24 meses. 

O novo edital visa complementar as vagas que não foram preenchidas no chamamento realizado no ano passado. Serão selecionadas propostas técnicas de 23 OSCs para os trabalhos de prevenção e quatro para as atividades de cuidados/acolhimento. 

O estabelecimento de novas parcerias do Executivo estadual com OSCs é uma estratégia essencial para atingir os objetivos da Sedese, além de viabilizar a ampliação da política sobre drogas e democratizar o acesso do público-alvo às atividades. 

De acordo com a subsecretária de Política sobre Drogas, Soraya Romina,  com este chamamento público, Minas passará a contar com a parceria de 79 OSCs, sendo 34 voltadas para a prevenção de crianças, adolescentes e jovens, além de outras 45 trabalhando em atividades de cuidado/acolhimento, voltadas às pessoas que precisam de apoio para superarem a vulnerabilidade em que vivem, em decorrência de álcool e outras drogas.  

Leia Também:  Assembleia inicia debate sobre o endividamento de Minas Gerais

“Estamos trabalhando muito para tornar a perspectiva da prevenção uma prioridade em Minas e, ao mesmo tempo, ampliar e democratizar o acesso das pessoas que precisam de cuidado e acolhimento para ressignificarem e reconstruírem seus projetos de vida. As parcerias firmadas com as OSCs aumentam nossa capacidade de resposta e potencializam a atuação da Subpod nos 853 municípios mineiros”, enfatizou. 

Inscrições 

Podem participar do chamamento público as OSCs que atuam nos eixos do Sistema Integrado de Política Sobre Drogas da Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico, sediadas em Minas Gerais. 

As OSCs terão 45 dias corridos, a partir da publicação do edital, para apresentação da proposta técnica. Se selecionadas na primeira etapa, terão mais 15 dias corridos para envio da documentação para qualificação técnica. As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico: chamamentopublicosubpod@social.mg.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Deputados fazem críticas ao governo do Estado 

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA