Minas Gerais
Estudantes apresentam lixeira automatizada com sensor de presença em Feira de Robótica em Governador Valadares
Quando falamos sobre futuro, pensamos logo em tecnologia, isso porque ela está cada vez mais presente na vida das pessoas. Seja por meio do uso de objetos como smartphones, computadores, eletrodomésticos, automóveis ou entre outros. Nas escolas estaduais de Minas Gerais não é diferente, onde as aulas de robótica têm sido uma importante ferramenta para despertar a criatividade entre os estudantes. Com esse olhar conectado ao mundo digital, alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Sinval Rodrigues Coelho, em Governador Valadares, criaram uma lixeira automática com sensor de presença.
A lixeira, além de outros objetos desenvolvidos durante as aulas de Tecnologia e Inovação, foram apresentados na Feira de Robótica da escola, que ocorreu nesta quinta-feira (28/9). Para criar a peça foi usado o Arduino, placas eletrônicas programáveis, que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos, além de facilitar o aprendizado de programação. As peças compõem o kit de robótica, recebido nas escolas do ensino médio da rede estadual mineira.

Os idealizadores da lixeira com sensor de presença são os estudantes Gabriel Alves, Karolayne de Oliveira e Raquel Figueiredo. “As aulas de robótica são um universo para as descobertas. Usamos nosso imaginário, nossa criatividade para pensar e criar peças novas ou entender que mecanismos foram usados para o que temos em casa, por exemplo”, comentou a Raquel.
A professora de Física que leciona a disciplina de Tecnologia e Inovação, Marina Ribeiro Teixeira, contou sobre a experiência desenvolvida com os alunos e a importância da feira para aprimorar os conhecimentos. “Foram dois bimestres colocando em prática alguns conceitos vistos nas aulas teóricas. Aqui os meninos colocam a mão na massa e conhecem alguns sensores, motores, entendem sobre programação”, destacou a professora.
Estado investe em kits de robótica nas escolas
Para apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos tecnológicos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) investe recursos significativos nas escolas. Cerca de R$ 27 milhões foram repassados para a obtenção de materiais do kit robótica. Os equipamentos subsidiam as aulas práticas que envolvem a transversalidade com temáticas de inovação, robótica, tecnologia e mecânica.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásTremor não impacta as barragens
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásLei autoriza controle populacional do javali&europeu
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásAgro mineiro bate recorde em exportações
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásBocaiúva inaugura obras do Anel Viário
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAgronegócio mineiro cresce
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásUFU vai mudar vestibular 2026
-
Coluna Minas Gerais2 horas atrás15 bi é o custo para recuperação de rodovias



