Minas Gerais
Estudantes atletas dão início à etapa microrregional do JEMG em Itabirito
Ginástica artística, dança e salto em solo marcaram a abertura oficial dos Jogos Escolares Estaduais (JEMG) 2024, etapa microrregional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Ouro Preto. A solenidade foi realizada na noite de terça-feira (7/5), no Ginásio Poliesportivo Pedro Cardoso, em Itabirito.
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), que apoia a competição esportiva estudantil fornecendo alimentação, adequação das escolas para alojamento dos estudantes, além de apoio no transporte e destinação de recursos para o projeto. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).
“É fundamental a parceria que temos com a Sedese para execução desta competição, porque educação e esporte caminham juntos. Investimos na reforma e construção de quadras para dar o suporte necessário aos nossos estudantes se prepararem e poderem competir”, enfatizou Igor de Alvarenga, que participou da abertura, ao lado do superintendente Regional de Ensino de Ouro Preto, Fabrício Nepomuceno, e do subsecretário de Esportes da Sedese-MG, Tomás Mendes.
O subsecretário comemorou o engajamento das duas pastas. “A presença da Educação neste evento me alegra muito, mostra que essa parceria entre educação e esporte tem muito ainda a fazer por todos esses jovens e pelo JEMG”, ressaltou o Tomás Mendes.
Modalidades
Em Itabirito, uma das cidades sede dos JEMG, estão competindo nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, vôlei e xadrez, estudantes de 24 escolas dos municípios de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto. Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa microrregional avançam para a etapa regional.
“Participar dessa disputa foi muito bom, porque aprendemos mais, fazemos novas amizades e mostramos nossa habilidade para poder ter uma boa profissão no futuro. Quero ser jogador de futebol no futuro”, comemorou Jean Carlos Emanuel da Silva Gomes, estudante- atleta da Escola Estadual Professor Martins que venceu a partida de futsal na disputa contra Mariana, representando o município de Acaiaca.
Recorde de inscrições
Na edição deste ano, houve um número recorde de inscrições no JEMG, considerado a maior competição esportivo-escolar do Brasil, com 842 municípios inscritos.
A expectativa é que cerca de 40 mil estudantes atletas participem desta edição do JEMG. O número é o maior desde 2019, quando 839 cidades se inscreveram, e demonstra a importância da prática esportiva e da competição.
O recorde de inscrições na edição 2024 do JEMG foi resultado de um trabalho conjunto da equipe técnica e Diretorias Regionais da Sedese-MG, das SREs, dos gestores e representantes municipais, professores de educação física, dos diretores de escolas e estudantes atletas.
O JEMG é dividido nas etapas microrregional, regional e estadual, e funciona como seletivas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares. As disputas da microrregional começaram em 1/4, em 54 cidades-sede de diversas regiões de Minas. Essa etapa deve ser encerrada no dia 26/5.
Quem pode participar
Este projeto esportivo é dedicado a todas as escolas públicas e particulares de Minas Gerais, voltado para estudantes-atletas com idades entre 12 e 17 anos, divididos em dois módulos, tanto para feminino quanto para masculino.
Na edição deste ano, o Módulo I reúne estudantes com idade de 12 a 14 anos, nascidos, exclusivamente, nos anos de 2010, 2011 e 2012. Já no Módulo II estão os estudantes-atletas de 15 a 17 anos, nascidos em 2007, 2008 e 2009.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.