Minas Gerais

Executivo estadual é pioneiro em oferecer o serviço GOV.BR Presencial em centrais de atendimento

Publicados

em

Minas Gerais foi o primeiro Estado do país a oferecer, em parceria com o Governo Federal, o serviço GOV.BR Presencial em todas as suas centrais de atendimento, para ajudar cidadãos a criarem conta ou recuperarem senha de acesso à plataforma GOV.BR. Esse login é necessário para a utilização de diversos serviços públicos de maneira segura.O projeto está disponível nas 42 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).

Somente no último ano, as UAIs realizaram 78.791 mil atendimentos para recuperação de senha de acesso à plataforma GOV.BR, que reúne diversos serviços públicos. A identificação virtual do cidadão é necessária para ter acesso a documentos digitais, como Carteira Nacional de Identificação (CIN), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou para solicitar seguro desemprego, fazer prova de vida, entre outras funcionalidades.

“Esses números demonstram a demanda da população em buscar acesso aos serviços públicos. Nas UAIs, o cidadão conta com essa ajuda para resolver problemas de acesso à conta GOV.BR e também para solicitar serviços públicos digitais de forma segura e confiável”, explica a superintendente Central de Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Izabela Rodrigues.

Leia Também:  Inscrições para magistério e administrativo da rede estadual seguem até 30/10

Além de buscar solucionar problemas de acesso à conta GOV.BR, a iniciativa tem o objetivo de ajudar a população na solicitação de serviços públicos digitais, para que possam desenvolver, também, habilidades e autonomia digital. Para utilizar o serviço GOV.BR Presencial nas UAIs não é necessário agendamento.

Além das UAIs em Minas Gerais, o GOV.BR Presencial também estará disponível em outros estados: nas cidades de Lages (Balcão do Cidadão), Niterói (Plataforma Urbana Digital da Engenhoca) e Teresina (Espaço da Cidadania Grand Dirceu).

Rede GOV.BR

Na última semana, a Seplag-MG participou do encontro Rede GOV.BR, realizado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) em formato virtual. O evento contou com a participação de estados e municípios, com o objetivo de integrar os membros da Rede para reforçar a colaboração federativa em governo digital, alinhar as ações previstas para 2024 e compartilhar experiências em serviços públicos digitais.

Na ocasião, o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, apresentou a experiência do atendimento presencial do GOV.BR em Minas.

Leia Também:  Acordo entre Executivo e oposição deve garantir sobrevivência da Fucam

“Além de compartilhar o trabalho que o Governo de Minas está realizando presencialmente nas UAIs, tivemos a oportunidade de apresentar as experiências do processo piloto de utilização do GOV.Br nos terminais de autoatendimento. A Rede é um excelente espaço para troca de experiências que proporcionam a evolução dos serviços digitais”, disse o subsecretário.

Atualmente, integram a Rede o Governo Federal, os 27 estados e cerca de 900 municípios.

UAIs

Minas Gerais conta, atualmente, com 42 UAIs espalhadas por todas as regiões do estado. Nelas, os cidadãos podem realizar mais de 250 serviços públicos de diferentes órgãos municipais, estaduais e federais.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Municípios mineiros recebem certificação e selo de boas práticas pela eliminação da transmissão vertical do HIV

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Ouvidoria-Geral do Estado realiza atendimento presencial em Salinas, no Norte de Minas

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA