Minas Gerais

Experiência do programa Transforma Minas é compartilhada com municípios e estados brasileiros

Publicados

em

A experiência do Transforma Minas – programa de atração, seleção, desenvolvimento, desempenho e engajamento de lideranças para cargos estratégicos na administração pública estadual mineira – foi compartilhada com diversos municípios de todo o país na última semana. A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, abordou o assunto no evento “Lideranças Públicas e Gestão de Pessoas nas prefeituras brasileiras”, na sexta-feira (20/1), em São Paulo.  

Seplag / Divulgação

Luísa Barreto integrou o painel “Como combinar técnica e política nas indicações para a alta direção da gestão pública?” junto a outros líderes de governos estaduais, como do Sergipe e do Maranhão. A imersão na temática foi organizada pela Vamos – uma parceria entre a Fundação Lemann, o Instituto Humanize e a República.org. 

“Não tenho dúvidas de que ter líderes bem preparados é fundamental para que a gente consiga oferecer, cada vez mais rápido, melhores entregas para a população. Contribuir com o que aprendemos em Minas Gerais é muito importante para que outros municípios e estados possam avançar para uma gestão pública mais profissional”, destacou a secretária.  

Leia Também:  Médicos da Atenção Primária são capacitados em acupuntura

Transforma Minas 

Nos últimos quatro anos, o programa realizou 245 processos seletivos para cargos no Governo do Estado. As oportunidades são válidas tanto para pessoas que querem entrar na administração pública mineira quanto para os servidores efetivos que desejam assumir postos de liderança. Em 2023, o objetivo é ampliar o escopo do Transforma Minas, com, por exemplo, iniciativas de desenvolvimento de competências para mais de 300 líderes da administração estadual. No momento, estão em andamento processos que irão oferecer 207 vagas em unidades regionais. 

Até o fim de 2022, 12.254 pessoas se inscreveram nos processos seletivos, com a análise de 4.041 currículos e a realização de 1.061 entrevistas. A implementação do programa também trouxe vantagens, como a redução no tempo de contratação dos profissionais. Antes de sua criação, em 2019, as seleções duravam no mínimo quatro meses. Com o Transforma Minas, a média de duração passou para 60 dias, desde a divulgação da vaga até o ato de nomeação do contratado. 

Programa +Líderes 

Leia Também:  Secult apresenta ações para o turismo em Capitólio

A palestra sobre gestão pública integrou uma agenda direcionada a prefeitos e membros do Executivo de 12 cidades escolhidas pela Vamos para participar do Programa +Líderes. A iniciativa busca fomentar o aprendizado por meio de mentorias com especialistas, construção de projetos-piloto e workshops para desenvolver competências de liderança.  

Participaram do evento os municípios de Aracaju (SE), Blumenau (SC), Joinville (SC), Vitória (ES), Serra (ES), São Vicente (SP), São Caetano do Sul (SP), Pelotas (RS), Novo Hamburgo (RS), Divinópolis (MG), Rio Grande (RS) e Niterói (RJ).  

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Minas Gerais promove segundo Dia D de combate às arboviroses
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA