Minas Gerais
ExpoQueijo 2022, em Araxá, tem inscrições abertas até 11/5
Estão abertas, até 11/5, as inscrições para o Concurso Internacional do Queijo, realizado durante a ExpoQueijo Brasil 2022, em Araxá, na região do Alto Paranaíba. O evento, que ocorre entre 2 e 5/6, no Tauá Grande Hotel Termas, pretende repetir o sucesso da última edição. A expectativa é superar o marco do ano passado, com mais de 800 concorrentes inscritas. Produtores interessados em participar devem consultar o regulamento pelo site: https://www.expoqueijobrasil.com.br/concurso.
A ExpoQueijo Brasil 2022 – Araxá International Cheese Awards é uma realização da Bonare Eventos, com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e das suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de diversas outras instituições dos setores público e privado.
Concurso
O Concurso Internacional do Queijo avalia e premia alguns dos melhores produtos no mercado, por grupo de jurados especialistas no assunto, de diversas partes do mundo. Os objetivos são agregar valor e dar visibilidade aos queijos com certificações nacionais e internacionais – estas últimas desde que legalmente aprovadas no Brasil -, pelos órgãos competentes de fiscalização e serviços de inspeção municipal, estadual, federal ou com o Selo Arte.
O diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa, Ranier Chaves Figueiredo, analisa que a disputa já ocupa uma posição de destaque no cenário mundial de queijos artesanais e convida as marcas de Minas a participarem. “Sempre é bom lembrar que uma premiação desta magnitude pode ser um divisor de águas na vida do pequeno produtor, traz rendimentos e prosperidade para a nossa população rural”, afirma.
Das 188 premiações realizadas em 2021, os queijos mineiros conquistaram 66 medalhas, sendo 22 de ouro, 19 de prata e 25 de bronze. Minas Gerais liderou o ranking de campeões entre os estados brasileiros, seguido por São Paulo, com cinco condecorações de ouro, dez de prata e quatro de bronze.
Já entre os concorrentes estrangeiros, os italianos conquistaram o Super Ouro e levaram mais cinco medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Também foram destaque o Peru, com seis premiações, e Portugal, com duas.
Regulamento
Para se inscrever no concurso, é necessário preencher um formulário eletrônico, disponível no site do evento. É imprescindível a apresentação de registro sanitário oficial, emitido pelas autoridades competentes.
O produtor pode concorrer em até três categorias, porém apenas com um queijo em cada uma delas. Os grupos são divididos por características dos produtos, como: o tipo de leite, o tratamento da coalhada, a maturação, a casca, entre outras.
A última etapa é o envio do queijo artesanal para o endereço indicado no site, com data-limite de 29/5, caso prefira o endereçamento postal, ou entre 20/5 e 1/6, das 9h às 16h, se optar por entregá-lo em mãos para a comissão organizadora.
Serviço
ExpoQueijo Brasil 2022 – Araxá International Cheese Awards
Data: de 2 a 5/6/2022
Local: Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá – rua Águas do Araxá, s/n – Barreiro, Araxá (MG)
Regulamento e inscrições: https://www.expoqueijobrasil.com.br/concurso
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.