Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025

Minas Gerais

Exposição de design de cadeiras modernistas entra na reta final 

Publicados

em

A exposição “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura” chega aos últimos dias de exibição.

Quem ainda não visitou a mostra, agora tem mais um motivo: nesta quarta-feira (23/8), às 20h, a artista visual Fá Senra fará performance no hall principal da Casa Fiat de Cultura, unindo pintura e string art (arte de corda). Em homenagem ao grande arquiteto modernista Oscar Niemeyer será pintado o croqui de “Colunas do Alvorada”, que serviu como referência para outros projetos arquitetônicos de Brasília. A ação integra as atividades paralelas da exposição, que fica em cartaz até domingo (27/8), com entrada gratuita.

Na mostra, cerca de 50 cadeiras históricas assinadas por grandes nomes do design, provenientes de museus e de coleções particulares, retratam a nova estética que surgiu durante o movimento modernista no Brasil.

As peças em exibição abrangem um recorte de 60 anos, entre as décadas de 1920 e 1980, e partem de um olhar inovador e moderno contrapondo-se ao academicismo e à estética que até então vigoravam no país, de influência europeia.

Leia Também:  Publicado resultado preliminar da etapa final do concurso para cargos de nível médio

Imigrantes como os italianos Lina Bo Bardi e Giuseppe Scapinelli, e o polonês Jorge Zalszupin, e por brasileiros, como Oscar Niemeyer e Sérgio Rodrigues, assinam peças da exposição.

A partir do acervo disponível na exposição é possível compreender mais sobre o processo criativo, entendendo as formas, as técnicas, os materiais e os novos conceitos propostos por cada designer.

A mostra “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Museu da Cadeira Brasileira – MuC e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e copatrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento é realizado em parceria com a Modernos Eternos 2023, tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e do Programa Amigos da Casa.

Ateliê aberto

No sábado e domingo (26 e 27/8), às 10h30 e às 15h, também como parte da programação paralela da exposição “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura”, o público é convidado a traçar e construir cadeiras em miniatura, colocando sua criatividade em prática.

Leia Também:  Governo debate educação inclusiva em seminário

No Ateliê Aberto “Cadeiras inventadas: do traço à escultura” os participantes podem viver a experiência de pensar como ocorre o processo criativo dos designers, através de uma atividade interativa, usando técnicas de escultura em papel, arame, tecido e outros materiais.

A atividade é gratuita, aberta a todas as idades, não sendo necessário conhecimento prévio.

Serviço

Performance com a artista visual Fá Senra

Data: 23/8/2023 (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Casa Fiat de Cultura

Ateliê Aberto “Cadeiras inventadas: do traço à escultura”

Data: 26 e 27/8/2023 (sábado e domingo)

Horário: das 10h30 às 12h e das 15h às 17h

Local: Casa Fiat de Cultura

Exposição “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura”

Data: até 27/8/2023 (domingo)

Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 18h

Tour virtual no site: https://www.casafiatdecultura.com.br/evento/pioneiros-do-design-brasileiro-cadeiras-modernistas-na-casa-fiat-de-cultura/tour-virtual/

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Minas amplia segurança para garantir tranquilidade ao eleitor no segundo turno das eleições
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA