Minas Gerais
Faop traz exposição de presépios a BH
A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) inaugura, na sexta-feira (9/12), a partir das 19h, exposição que celebra os 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da instituição. Na mostra, no Centro de Arte Popular, o público terá a oportunidade de conhecer 30 obras premiadas ao longo das edições.
Desde os anos 1970, a fundação ouro-pretana destaca e valoriza os presépios, arte secular que, contam os historiadores, nasceu com São Francisco de Assis, há quase 800 anos. Inúmeros presépios já foram enviados à Faop para participar da premiação, dos mais distintos materiais. Segundo os organizadores, as obras extrapolam a função de objeto de devoção e fé, funcionando como manifestação cultural e artística.
Intitulada “Presépios: Tradição Renovada – 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto”, a exposição segue em cartaz até 5/2/2023. O concurso premia presépios por meio de votação popular e de júri técnico.
Presidente da Faop, Jefferson da Fonseca destaca que os presépios vencedores, além de bonitos e criativos, mostram a evolução dessa arte de fé e inspiração, que acaba sendo reinventada a cada concurso. “As obras, que recebemos todos os anos, mostram que essa tradição se mantém viva desde o século 13 e ganha novos estímulos e significados, a partir de materiais diferentes”.
Criatividade
Os presépios, marcados pela criatividade do povo, recebem releituras a partir de elementos sincréticos e de características próprias da diversidade brasileira, refletindo, na maioria das vezes, as particularidades de culturas locais. No acervo da fundação há presépios feitos a partir de pedra sabão, madeira e até de metais, como uma obra produzida com talheres.
Angelina Gonçalves, coordenadora do Centro de Arte Popular, afirma que o público irá se surpreender com as peças. “Minha expectativa é que o visitante possa contemplar o rico acervo que foi constituído pela Faop ao longo desses 50 anos do Concurso Nacional de Presépios. O público terá uma surpresa diante da criatividade presente em cada obra que compõe o acervo da mostra”.
Edição 2022
A Fundação de Arte de Ouro Preto já deu a largada para o 50º Concurso Nacional de Presépios. Neste ano, 20 obras foram selecionadas e a mostra entra em cartaz nesta quarta-feira (7/12), às 18h, e fica em cartaz até 6/1/2023, em Ouro Preto.
O público é convidado a votar no presépio que julgar mais bonito e criativo. O resultado da votação popular e on-line, cujo formulário é disponibilizado no site e nas redes sociais da Faop, será divulgado no dia 7/1/2023. Nesta quarta-feira (7/12), serão divulgados os vencedores do júri técnico.
Serviço
“Presépios: Tradição Renovada – 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto”
Data: de 9/12/ 2022 a 5/2/2023
Local: Centro de Arte Popular – Rua Gonçalves Dias, 1.608, Bairro Lourdes
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 12h às 18h30; sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h
Entrada: gratuita
Informações: (31) 99874-9567
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.