Minas Gerais

Fapemig dá dicas de museus que podem ser visitados durante as férias escolares neste mês

Publicados

em

Durante as férias escolares de janeiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) preparou diversas dicas de museus mineiros que podem ser conhecidos pela população neste período. A cada dia, esses espaços atraem mais públicos por meio de atividades lúdicas, interativas, levantando debates atuais e explorando recursos digitais capazes de engajar e estimular as mentes mais curiosas.

Espaço do Conhecimento UFMG

Até o dia 31/1, de terça-feira a domingo, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG prepara uma programação gratuita destinada a todas as idades. “RPG no museu”, “Um Dia de Astronauta”, visita a exposição “MetropoliTRAMAS” e “Crochetando histórias” são algumas das oficinas inéditas previstas.

O museu está localizado na Praça da Liberdade, 700, no Bairro Funcionários, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita com ingressos retirados até 2h antes do início das oficinas.

Museu da PUC Minas

Ainda em Belo Horizonte, o Museu de Ciências Naturais PUC Minas promove atividades de pesquisa, educação e lazer com apoio de profissionais qualificados e estudantes da própria universidade. Além do acervo de zoologia e a coleção paleontológica que reúne descobertas de mamíferos do Pleistoceno da América do Sul, o museu organiza atividades lúdicas para todas as idades.

Leia Também:  Eficiência Energética: Cemig troca mais de 45 mil lâmpadas de clientes em ação itinerante pelo estado

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria, na entrada do museu. Nos dias 16 a 27/1, o local irá preparar uma programação especialmente dedicada às crianças incluindo trilha, pintura rupestre, escavação arqueológica e oficina de máscaras.

Museu Dica

Em Uberlândia, o Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física (Infis), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), exibe e discute ciência, tecnologia, inovação e conhecimento através de conteúdos que abordam questões do cotidiano de forma contextualizada e divertida. O Dica conta hoje com quatro praças temáticas, uma trilha e um espaço de exposições temporárias. Além disso, oferece minicursos de formação de monitores, cursos para professores e oficinas de experimentos.

O museu volta a funcionar a partir do dia 16/1. Para visitá-lo é preciso agendamento prévio por Whatsapp ou e-mail. Você pode conferir a programação do Dica nas férias, em breve, na página do Facebook.

Museu dos Dinossauros

Às margens da BR 262, no km 784, a 25 quilômetros da cidade de Uberaba, encontra-se o Museu dos Dinossauros. O espaço faz parte do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), centro de referência nacional em paleontologia que desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão. Vinculado à pró-reitora de Extensão Universitária (Proext), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o museu recebe 60 mil visitantes anualmente e tem em seu acervo réplicas em esqueleto, reconstruções em vida, cenários, dioramas e fósseis encontrados na região.

Leia Também:  Saiba como os problemas de saúde podem afetar os cabelos

O museu está aberto todos os dias, com entrada gratuita, das 8h às 17h.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  População de Lagoa Santa e região registra manifestações durante Ouvidoria Móvel

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo segue mobilizado para levar alento a familiares das vítimas de Brumadinho

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA