Minas Gerais
Fapemig lança Banco de Ad hocs para a seleção de pesquisadores

Com o objetivo de agilizar a busca por especialistas e direcionar melhor os convites para avaliação de projetos de pesquisa, a Fapemig lançou o seu Banco de Ad hocs. Aprovada pelo Conselho Curador da Fundação, a iniciativa irá reunir informações sobre pesquisadores que se dispõem a avaliar propostas em suas respectivas áreas de expertise e interesse, contribuindo, assim, para a ciência realizada em Minas e no Brasil.
A adesão é voluntária e, para se cadastrar, basta preencher formulário disponível no site da Fundação. Além de dados para contato e sobre formação, o formulário coleta informações sobre as áreas e subáreas em que o especialista se sente confortável para avaliar projetos. Ressalta-se que, mesmo compondo o banco, o consultor pode recusar a análise de projeto solicitado, seja por conflito de interesse, excesso de trabalho no momento ou outro motivo.
“A expectativa é que essa base de dados facilite o trabalho das equipes no processo de indicação e designação desses profissionais por parte da Fapemig. Além disso, permitirá o mapeamento de expertises em cada área do conhecimento. Saberemos quem procurar, de maneira mais fácil, quando precisarmos de especialistas em determinado assunto/temática”, comenta Marcelo Speziali, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig.
A Fundação espera receber cadastros de pesquisadores de Minas Gerais e também de outros estados. Os consultores ad hoc que fornecerem pareceres à Fapemig fazem jus a um pagamento pró-labore e, anualmente, recebem certificado agradecendo os pareceres completos emitidos.
Colaboração
Segundo Marcelo Speziali, a expectativa é que o Banco de Ad hocs da Fapemig seja o início de uma colaboração entre as fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs). Uma das questões do formulário indaga se o especialista aceita avaliar projetos de outras agências de fomento, além da Fapemig. Aqueles que responderem de forma positiva poderão ser indicados para FAPs parceiras, quando houver necessidade de consultores de outros estados ou áreas específicas.
“O Banco de Ad hocs foi idealizado com o objetivo de tentar solucionar um dos problemas enfrentados pelas FAPs, que é a identificação de especialistas ad hocs para realizarem análise de propostas ou projetos. Trata-se de uma dor que não é exclusiva da Fapemig e, por isso, pensamos em viabilizar esse banco para uso de outras agências de fomento, no caso de concordância dos consultores”.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Uberaba receberá gasoduto
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Guarda Civil de JF vai usar arma
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Morango do amor: doce famoso na internet ajuda a manter o preço em alta
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Tata Motors adquire o Grupo Iveco
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Prazo prorrogado! Inscrições para o Concurso SILEMG de Desenho e Redação 2025 vão até 1º de setembro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Obras públicas paralisadas diminuem em MG
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Corrida Eu Amo Leite celebrará saúde, esporte e o valor do leite
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Valadares combate descarte irregular