Minas Gerais
Fapemig promove live tira dúvidas sobre a chamada Demanda Universal 2023

Na próxima segunda-feira (6/3), às 15h, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) transmite pelo Youtube a Live Tira Dúvidas sobre a Chamada 01/2023 – Demanda Universal. Trata-se de uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o edital com a equipe da fundação. Estarão presentes o chefe do Departamento de Análise de Propostas de Projetos, Ader Luiz Dias, e a gerente de Ciência e Tecnologia, Simone Rodrigues Bomtempo.
A Chamada 01/2023 tem como objetivo estimular a pluralidade e a diversidade da pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento. Serão alocados R$ 39 milhões em recursos para as propostas aprovadas, que deverão ser executadas em 36 meses.
As propostas poderão ser apresentadas em três faixas: A; para doutores formados em qualquer época, B; destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, três doutores, sendo um deles o coordenador do projeto e os outros dois doutores deverão ser cadastrados com a função de subcoordenadores e C; destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, quatro doutores, sendo um deles o coordenador do projeto e os outros três doutores deverão ser cadastrados com a função de subcoordenadores, dentre os subcoordenadores deverá constar um jovem pesquisador doutor formado a partir de 2018.
Além disso, assim como nas demais chamada promovidas pela Fapemig, haverá ampliação do período de avaliação da produção científica e tecnológica para pesquisadoras que se tornaram mães. Ou seja, para as pesquisadoras que registraram na Plataforma Lattes licença maternidade nos últimos cinco anos, a avaliação da produção científica será feita com base em um período de tempo maior. Você pode conferir mais detalhes da mudança clicando aqui.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
GERAL22 horas atrás
Empresa de Passos é alvo de operação por fraude de R$ 80 milhões contra produtores rurais
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Pesquisa aponta favoritos para eleição de 26
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Equipes da Rede e&Tec de Minas Gerais são finalistas na OBAP
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, lidera agenda de eventos que fortalecem o municipalismo em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Seminário debate agricultura irrigada em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Bíblia nas escolas já é lei em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Governo oficializa acordo com a Ferrovia