Minas Gerais
Fapemig promove live tira dúvidas sobre a chamada Demanda Universal 2023
Na próxima segunda-feira (6/3), às 15h, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) transmite pelo Youtube a Live Tira Dúvidas sobre a Chamada 01/2023 – Demanda Universal. Trata-se de uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o edital com a equipe da fundação. Estarão presentes o chefe do Departamento de Análise de Propostas de Projetos, Ader Luiz Dias, e a gerente de Ciência e Tecnologia, Simone Rodrigues Bomtempo.
A Chamada 01/2023 tem como objetivo estimular a pluralidade e a diversidade da pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento. Serão alocados R$ 39 milhões em recursos para as propostas aprovadas, que deverão ser executadas em 36 meses.
As propostas poderão ser apresentadas em três faixas: A; para doutores formados em qualquer época, B; destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, três doutores, sendo um deles o coordenador do projeto e os outros dois doutores deverão ser cadastrados com a função de subcoordenadores e C; destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, quatro doutores, sendo um deles o coordenador do projeto e os outros três doutores deverão ser cadastrados com a função de subcoordenadores, dentre os subcoordenadores deverá constar um jovem pesquisador doutor formado a partir de 2018.
Além disso, assim como nas demais chamada promovidas pela Fapemig, haverá ampliação do período de avaliação da produção científica e tecnológica para pesquisadoras que se tornaram mães. Ou seja, para as pesquisadoras que registraram na Plataforma Lattes licença maternidade nos últimos cinco anos, a avaliação da produção científica será feita com base em um período de tempo maior. Você pode conferir mais detalhes da mudança clicando aqui.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.