Minas Gerais

Feira da Agricultura Familiar e Urbana retorna à Cidade Administrativa de Minas Gerais

Publicados

em

Seapa / Divulgação

A Feira da Agricultura Familiar e Urbana – Do Campo pra CA retorna à Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) nesta sexta-feira (6/5). Interrompida como medida de prevenção ao coronavírus, a comercialização é realizada, tradicionalmente, às sextas-feiras, das 10h às 15h, no Centro de Convivência. Em média, 40 produtores rurais são beneficiados pela iniciativa a cada semana. Os expositores, preferencialmente, fazem parte de associações e cooperativas e oferecem produtos regularizados pelos órgãos de fiscalização ou registrados como agroecológicos e orgânicos. 

Não só os agricultores familiares são favorecidos pelo comércio. No local, o público frequentador da CAMG pode comprar comida fresca, quitandas, mel, cereais, doces, queijos, conservas, carne e pescado processados e muito mais, de excelente procedência. “São produtos de altíssima qualidade, certificados, e o consumidor final trata diretamente com aquela pessoa que planta e colhe o alimento”, explica a diretora de Comercialização e Mercados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Jaqueline Santos. 

Realizada pela Seapa, a feira conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Vigilância Sanitária e da Coordenadoria Especial da Cidade Administrativa (Cecad).

Clientela fiel

A produtora de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Heloísa Libéria Desidério, participa da Feira do Campo pra CA vendendo hortaliças, verduras, frutas e legumes direto da horta, desde o primeiro dia de realização. “Foi em 27 de março de 2014, eu não me esqueço da data”, orgulha-se.

Leia Também:  Ação da Secretaria de Estado de Saúde sensibiliza servidores para a campanha Juntos pela Prevenção

“Senti tanta falta da feira. Você não tem ideia o quanto é gostoso vir para cá, ver gente, conversar. Fiz muita amizade aqui nesses cinco anos, com os servidores da Cidade Administrativa, meus fregueses. A gente chega e ouve: ‘ai, amiga, que bom que você está aqui’, ‘que verdura bonita, Helô’. Eu adoro. E, financeiramente, sempre me ajudou demais”, relata Heloísa, na CAMG, durante uma reunião para a retomada segura do espaço.

O casal de produtores de Betim, Alessandra Furtado e Rodrigo Garzon, aproveitou a cartela de clientes da CA para driblar a queda no escoamento da produção durante a crise sanitária. “A pandemia veio de repente, mas já fazíamos algumas entregas para o pessoal daqui e eles continuaram a fazer pedidos da nossa horta. Então, criamos um site para isso e, atualmente, entregamos todas as terças e quintas, em BH, Betim e Contagem”, relembra a agricultora.

Produtos de maior valor agregado também são comercializados no local, como a cachaça Prazer de Minas, produzida em Esmeraldas e enviada para todo o Brasil, com o reconhecimento do Instituto Estrada Real e com diversas certificações de qualidade. O representante da marca, Marcos Paulo Franco Duarte, afirma que a feira foi um ambiente importante para a divulgação do produto.

“Participamos da feirinha desde 2018 e ganhamos uma clientela legal, não só de quem trabalha aqui ou mora na Grande BH, mas de visitantes, gente de fora, que frequenta a Cidade Administrativa para reuniões. Teve quem não comprasse cachaça, comprou, experimentou e virou cliente fiel”, revela Duarte.

Leia Também:  Cemig lança livro que traz registro inédito de quilombolas de todo o estado

Responsabilidade

Apesar de compradores e feirantes pedirem pelo retorno da feira desde que anunciada a Onda Verde do Plano Minas Consciente, a diretora de Comercialização e Mercados da Seapa expõe que o resgate foi planejado com cautela e responsabilidade, para o momento seguro e oportuno a todos.

“O número de pessoas que circulavam pela CA, antes das medidas de restrição, era de 17 mil pessoas por dia. Hoje, com o regime de trabalho híbrido, temos um público de cerca de 7 mil pessoas. Esperamos que os servidores voltem a comprar como antigamente, porém o período inicial desta retomada irá nos sinalizar sobre daqui em diante”, avalia Jaqueline. 

A produtora Heloísa está confiante. “O início vai ser mais difícil, mas a gente traz menos coisas e vai vendo, no decorrer das semanas, como será. Estou muito animada e creio que ainda vai bombar de novo, se Deus quiser”, diz. 

Serviço

Feira da Agricultura Familiar e Urbana – Do Campo pra CA

Data: todas as sextas-feiras, a partir de 6/5

Horário: 10h às 15h

Local: Centro de Convivência da Cidade Administrativa de Minas Gerais – Rodovia Papa João Paulo II, número 4001 – bairro Serra Verde, Belo Horizonte (MG)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  MG App facilita registro de nascimento em Minas Gerais

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Adversário do Brasil nas oitavas, Coreia do Sul é importante parceiro comercial de Minas

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA