Minas Gerais
Feira da Agricultura Familiar integra programação dos 74 anos da Emater-MG

Produtos frescos e artesanais direto da roça. É o que promete a 6ª Feira da Agricultura Familiar, que começa nesta quarta-feira (7/12), em Belo Horizonte. O evento, com entrada franca, será montado no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Edjao), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), das 8h às 17h. A realização é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o apoio do legislativo estadual.
A feira faz parte da programação pelos 74 anos da Emater Minas, nesta terça-feira (6/12), data também reconhecida como Dia Nacional do Extensionista Rural.
Visitantes e consumidores vão contar com produtos da roça comercializados em 26 barracas. São alimentos de origem animal e vegetal; quitandas variadas; queijos; cafés especiais; cachaça; mel e derivados, além de artesanatos e costuras, entre outras mercadorias.
Os expositores são produtores de vários municípios próximos à capital mineira, como Queluzito, Nova Lima, Itaguara e Itatiaiuçu, entre outros. “Devemos ter em torno de 26 a 28 produtores, pois pode acontecer de colocarmos dois agricultores por barraca”, explicou o coordenador técnico estadual Wagner Fanni.
Do campo à mesa
Durante o evento, está previsto também o funcionamento de uma cozinha show onde Moisés Gonzaga vai preparar uma receita com produtos da agricultura familiar. A iguaria será servida aos presentes, visitantes, consumidores e expositores da feira.
“Estou cada vez mais conectado com os ingredientes da agricultura familiar, então surgiu a ideia de montar esse prato, que vai utilizar somente alimentos dos expositores da Emater-MG”, disse Moisés. O prato tem o nome grande: “Trio Gnocchi Alla Fonduta de Minas” e promete conquistar o paladar dos que vão provar comida italiana com adaptação mineira.
A exposição desta quarta-feira vai ter, ainda, um momento cultural: a apresentação do trio Patrulha Rural, composto por músicos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem