Minas Gerais
Femec e Fazu Tech Show trazem novidades para produtores do Triângulo Mineiro
A Emater-MG vai apresentar a versão impressa do catálogo estadual do queijo Minas Artesanal na Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), que ocorre até o dia 24/3, no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Um dos principais eventos do agronegócio em Minas, a feira terá ainda exposição de produtos da agricultura familiar e plantão técnico, entre outros serviços. Outro evento importante do agro na região nesta semana será o dia de campo “Fazu Tech Show”, que será realizado em Uberaba, na sexta-feira (24/3).
O catálogo do Queijo Minas Artesanal (reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro) conta com informações de 74 queijos produzidos no estado. Para cada um deles, são descritas as características, a região de origem, o município, além das redes sociais e contato dos produtores. Os queijos apresentados no catálogo são divididos por regiões caracterizadas como produtoras de Queijo Minas Artesanal: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro. Os queijos das regiões de Diamantina e da Entre Serras da Piedade ao Caraça, que foram recentemente reconhecidas, vão fazer parte da próxima atualização do catálogo. Também foram incluídos dois queijos de regiões ainda não caracterizadas.
A extensionista da Emater-MG, Patrícia Freitas, ressalta que a agricultura familiar estará presente durante toda semana na Femec, com a Cozinha Raiz e em estandes de vendas de produtos. “Na cozinha, haverá queijo, biscoito, doces, bolos e outras delícias, comercializadas por produtores rurais de Uberlândia e região. A proposta é valorizar os produtos tradicionais do meio rural e gerar renda para os produtores”, disse.
Os profissionais da Emater-MG também estão disponíveis para tirar dúvidas dos visitantes no Plantão Técnico, instalado no estande da Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais (Seapa). A Emater-MG também organizou 15 caravanas de produtores e parceiros de diversos municípios da região para participar da feira.
Novas tecnologias
Nesta semana, a Emater-MG participará ainda do dia de campo “Fazu Tech Show”, que será realizado no dia 24/3, em Uberaba, também no Triângulo Mineiro. Organizado e promovido pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), o “Fazu Tech Show” é uma importante vitrine de tecnologia, extensão, mercado e capacitação profissional do agronegócio. O objetivo é gerar o desenvolvimento rural local a partir da difusão de resultados científicos, obtidos com projetos de pesquisa aplicada somado ao apoio de empresas parceiras que estão na vanguarda do agronegócio.
O evento será realizado no campus da Fazu e terá seis estações temáticas, com empresas e especialistas que apresentarão alta tecnologia, inovações, além de tendências e soluções para o agronegócio. A Emater-MG será responsável pela temática “Destinação de Resíduos Sólidos na Propriedade Rural”, assunto de grande relevância para o meio rural. “Os profissionais da empresa vão apresentar aos produtores rurais medidas para evitar/mitigar a contaminação do solo e da água, e, ao mesmo tempo, atender à legislação que trata da correta destinação dos resíduos”, explica o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Rezende.
Os profissionais da Emater também vão realizar um minicurso de panificação e outro de processamento de leite e derivados. O evento é gratuito e o pré-credenciamento deve ser feito pelo neste site.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.