Minas Gerais

Feriado de Tiradentes registra alta movimentação turística em Minas Gerais

Publicados

em


John Brandão

Com o feriado de Tiradentes, Minas Gerais apresentou sólida recuperação turística. O resultado positivo, reflexo das ações do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) garantiram alta movimentação nos hotéis durante o período de 20 a 24/4. Dados da Associação Mineira de Hotéis de Lazer indicam que a taxa de ocupação em Minas teve média de 92,3%.

Alguns municípios apresentaram resultados semelhantes, como aponta levantamento realizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG). Em Tiradentes, no Campo das Vertentes, o resultado foi de 93,5%; em São Lourenço, Sul do estado, aproximadamente 80%, e Ouro Preto, também na região Central, registrou cerca de 90% de ocupação em seus meios de hospedagem. No período do feriado de Tiradentes, a expectativa era de mais de 278 mil pessoas no estado. 

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o resultado da movimentação turística em Minas no feriado de Tiradentes ressalta a grande relevância que Minas Gerais tem alcançado no cenário nacional. Segundo o titular da Secult, o estado tem se tornado tendência no turismo brasileiro, e o destino Minas Gerais se consolida como uma rota cada vez mais buscada pelos turistas.

Leia Também:  Governo de Minas vai distribuir gratuitamente 1,3 milhão de litros de leite para mais de 14 mil famílias do Norte e Nordeste do estado

“Nosso estado concentra uma diversidade enorme de atrações turísticas e culturais, e é justamente essa transversalidade entre esses dois setores, a cultura e o turismo, que nos coloca numa posição de destaque. A nossa mineiridade, a já reconhecida hospitalidade do povo mineiro e tantos outros aspectos característicos de Minas Gerais têm reforçado nossa imagem no país inteiro como um excelente destino turístico”, destaca Oliveira.

Durante o feriado da Semana Santa, os números consolidados pelo OTMG também indicaram uma recuperação plena do setor, com relevantes índices de movimentação. Em Belo Horizonte, por exemplo, a taxa de ocupação hoteleira foi de 47,61%, entre os dias 10 e 16/4. Nesse período, o segmento registrou faturamento total de R$ 5,5 milhões.

No ambiente virtual

Minas Gerais também segue despertando o interesse de internautas de todo o país. No portal www.minasgerais.com.br, que é um veículo da Secult para a divulgação das atividades turísticas e culturais no estado, foi registrado grande volume de visitações durante o período do feriado de Tiradentes. O tráfego entre os dias 18 e 23/4 foi de 10.182 acessos. E a média diária de visitas em páginas do site foi de 1.697 cliques.

Leia Também:  Governo de Minas realiza leilão de rodovias do lote Varginha-Furnas

Em relação à semana anterior ao feriado, houve um aumento de 91% de interações no ambiente virtual. Entre os atrativos mais acessados no feriado de Tiradentes, estão a Gruta Do Maquiné, as cachoeiras do Urubu e do Índio, a Gruta Do Baú, as cachoeiras do Paiolinho e do Dimas, a Estância Hidromineral do Barreiro, a Cachoeira Do Gavião, a Cachoeira Do Tombador e o Pico de São Domingos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governo de Minas inicia nesta segunda-feira distribuição de 400 mil doses de Coronavac para vacinar crianças

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Cemig vence licitação e fornecerá energia ao TJMG

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA