Minas Gerais
Festa da Quitanda e Festival da Goiabada de Barão de Cocais estão de volta
Um tradicional encontro mineiro está de volta: nos dias 30/4 e 1/5, Barão de Cocais, na região Central de Minas, sedia a X Festa da Quitanda e o IX Festival da Goiabada. A festa mais tradicional do município será no distrito de Cocais, no sábado (30/4), a partir das 8h, e no domingo (1/5), a partir das 7h. Suspenso há dois anos por causa da pandemia, a expectativa dos organizadores é receber um grande número de visitantes para apreciar os famosos quitutes locais.
Localizada a 120 quilômetros de Belo Horizonte, Cocais tem várias belezas arquitetônicas e naturais e se destaca ainda na gastronomia mineira pela produção de goiabadas e variadas quitandas. O modo de fazer da goiabada cascão de Barão de Cocais é patrimônio imaterial do município. “A proposta da festa é preservar essa tradição e incentivar a produção das quitandas. São aproximadamente 30 famílias envolvidas no evento, todas de pequenos produtores. É como se o visitante chegasse na propriedade rural e fosse para a cozinha da casa. É tudo muito familiar e artesanal”, comenta o extensionista local da Empresa de Assistência técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Wemerson Barra.
Nas 20 barracas de quitandas serão oferecidas rosquinhas, biscoitos, roscas, bolos, pães e diversas bolachinhas de dar água na boca. Mas o turista também poderá apreciar um café coado na hora, acompanhado de biscoito frito no fogão a lenha e, saindo do forno de barro, o biscoito de polvilho. “Haverá ainda dez barracas de alimentação que vão oferecer comida da roça, como costelinha com ora-pró-nobis, pastel de angu, torresmo com mandioca, entre outros pratos muito saborosos. Outro destaque é o estande com os queijos da Entre Serras da Piedade ao Caraça, região reconhecida recentemente como produtora de Queijo Minas Artesanal”, diz Wemerson.
Concurso de quitandas
A programação do evento oferece ainda apresentações musicais e oficinas de quitandas e de preparo da goiabada cascão. Um dos momentos mais esperados será a premiação dos vencedores do concurso de quitandas, realizado na última semana. “O concurso teve cinco categorias, inclusive uma de quitandeiros mirins, que este ano contou com a participação de 12 quitandeiros, na faixa etária de 8 a 18 anos. As quitandas foram muito bem avaliadas e os vencedores do concurso vêm se destacando também em outras premiações”, afirma a extensionista da Emater-MG, Regiane Beatriz Mendes.
A premiação vai ocorrer no domingo, às 13h. O concurso teve ainda 11 inscritos na categoria “Salgada” e 21 nas outras três categorias: “Pães e Roscas”, “Bolos e Tortas” e “Rosquinhas e Bolachinhas”. “No ano passado, fizemos a festa de forma virtual e o concurso fechado, mas não é a mesma coisa. É uma alegria voltar a ter esse contato com o público. A expectativa de todos é muito grande. Os organizadores estão caprichando na decoração da festa”, diz Regiane Mendes.
A Festa da Quitanda e o Festival da Goiabada de Barão de Cocais é realizada pela Prefeitura de Barão de Cocais, por intermédio das secretarias de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico, e pela Emater-MG, e conta com o apoio do Senac, da Associação Comunitária do Distrito de Cocais, da Associação dos Agricultores Familiares de Barão de Cocais e Região e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barão de Cocais.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.