Minas Gerais
Festival Artes Vertentes conta com patrocínio da Copasa
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informa que a 11ª edição do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes começa nesta quinta-feira (17/11) e segue em cartaz até 27/11, na cidade histórica. O evento reunirá cerca de 40 artistas do Brasil e do exterior em rica programação cultural envolvendo artes visuais, artes cênicas, literatura, música e cinema.
Uma das patrocinadoras do festival, a Copasa reforça o compromisso com o fortalecimento e a democratização do acesso à cultura para um número cada vez maior de brasileiros.
Neste ano em que o Brasil celebra os 200 anos da Independência, o Festival Artes Vertentes traz as (IN)DEPENDÊNCIAS como tema, estimulando o diálogo e a troca de vivências culturais entre os artistas e o público sobre as diversas noções de independência. A programação aborda também os aspectos das independências e igualdades raciais, étnicas e de gênero. Com isso, o evento procura incentivar o debate sobre a liberdade, além de revelar novas fronteiras desafiadoras.
Importante destacar que as intervenções culturais serão realizadas em espaços públicos e/ou de relevância histórica patrimonial de Tiradentes como a Matriz de Santo Antônio, a Igreja São João Evangelista, a Igreja do Rosário, o Centro Cultural Yves Alves, a Casa Museu Padre Toledo e o Museu de Sant’Ana, entre outros.
A programação completa do Festival Artes Vertentes pode ser conferida pelo site do evento no endereço: www.artesvertentes.com
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.