Minas Gerais
Festival de pratos típicos abre a Fenamilho de Patos de Minas
Evento gastronômico que tem o milho como ingrediente principal, em que é possível encontrar desde os tradicionais bolos, broas e pamonhas até algumas novidades, como bombom de pipoca. Assim é o Festival de Pratos Típicos do Milho, que será promovido em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, na quarta-feira (17/5).
O objetivo é homenagear e valorizar o grão, símbolo da agricultura do município. O evento, que está na 38ª edição, é coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas e prefeitura. O festival, realizado no paiolão do parque de exposições da cidade, a partir das 20h, marca o início da Festa Nacional do Milho (Fenamilho), que será oficialmente aberta no dia 19/5.
Tradição
O festival deste ano contará com cerca de 700 participantes. A extensa lista é composta por novos convidados e também por pessoas que participam desde a primeira edição, elaborando pratos para o encontro.
“A população valoriza o evento, um dos mais tradicionais da Fenamilho, que já faz parte da nossa história. A comunidade participa ativamente, elaborando pratos tradicionais, refinados e inovadores, passando de geração a geração o hábito de participar do Festival de Pratos Típicos”, explica Marli Cambraia, técnica do escritório local da Emater-MG em Patos de Minas.
Durante o evento, os responsáveis pela elaboração de alguns pratos receberão o troféu Lusmar Costa, homenagem à falecida funcionária da Emater-MG que idealizou o festival.
A escolha dos agraciados com o troféu será feita pelo público convidado para degustar os pratos.
Encontro de mulheres
Além do Festival de Pratos Típicos, a Emater-MG organiza, durante a Fenamilho, o 43º Encontro Regional da Mulher do Campo.
O evento será no dia 25/5, a partir das 9h, no Centro de Convenções do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).
É esperada a participação de 500 mulheres, de 30 comunidades rurais, de Patos de Minas e mais sete municípios da região.
“O evento será voltado para homenagear mulheres rurais que inspiram outras mulheres, mostrando as atividades que elas têm desenvolvido com a Emater e os resultados alcançados. Teremos ainda palestras, atividades recreativas e sorteios de brindes”, informa Marli Cambraia.
A palestra do evento será da comediante mineira Cida Mendes, que interpreta a personagem Concessa, uma mulher do interior de Minas Gerais.
O Encontro Regional da Mulher do Campo é uma realização da prefeitura e do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas.
Produção de milho
Segundo a Emater-MG, o município de Patos de Minas possui 13 mil hectares plantados com milho. A produção estimada na safra 2022/2023 é de 119 mil toneladas do grão.
A Emater-MG é responsável por várias ações voltadas para o desenvolvimento da cultura, principalmente junto aos agricultores familiares.
Entre os trabalhos desenvolvidos pela empresa estão assistência técnica, elaboração de projetos para obtenção de crédito rural para custeio de implantação da lavoura e realização de eventos para difusão de tecnologias.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.