Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Fhemig abre leitos para atender a casos de dengue tipo C em Sabará

Publicados

em

Fhemig / Divulgação

O Hospital Cristiano Machado (HCM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), passou a contar com uma ala específica, com 12 leitos, para o atendimento exclusivo a pacientes diagnosticados com o tipo C da dengue – que apresenta sinais de alarme e pode evoluir para a forma mais grave.

Os casos são transferidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Prefeitura Municipal de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Diante do aumento significativo de pacientes com dengue do grupo C, que demandam internação e ficam aguardando por leitos na UPA, o município de Sabará entrou em contato com a Fhemig com o propósito de estabelecer uma parceria para disponibilizar leitos específicos destinados ao tratamento desses pacientes”, explica a diretora do HCM, Andreza Conceição Lopes Vieira Sete.

As transferências serão realizadas diariamente, enquanto houver demanda. Há previsão de que as internações sejam de curta duração – 48 horas em média.

O público-alvo são pacientes sem instabilidade clínica. Os que apresentarem maior probabilidade de complicação serão transferidos para serviços com retaguarda de terapia intensiva.

Leia Também:  Vacina contra a dengue produzida pelo Butantan tem eficácia de 79,6%

Agilizar fluxo

A iniciativa busca assegurar o melhor cuidado possível aos pacientes, além de agilizar o fluxo de transferências e dar mais conforto às pessoas que buscam a UPA do município, neste momento de grande demanda em razão da epidemia de dengue.

Em Sabará, foram notificados, até o dia 16/3, 11.321 casos da doença. A rotina de atendimento no HCM é composta pela triagem, diagnóstico, tratamento e monitoramento dos pacientes, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

A nova ala está em funcionamento desde 22/3. Nesta segunda-feira (25/3), havia cinco pacientes internados no local.

Para atender a essa demanda crescente, o HCM realizou, em 21/3, novo chamamento emergencial para compor o quadro de médicos e reforçar a equipe de profissionais do hospital.

A prefeitura também disponibilizou uma médica para integrar a equipe do HCM e acompanhar a evolução do quadro clínico dos pacientes que estão em observação.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Emissão de documentos pessoais auxilia no acesso à cidadania de detentos e jovens acautelados

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA