Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Fhemig busca parceiro para projeto de acreditação hospitalar

Published

on


A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou, nesta sexta-feira (18/3), edital para celebração de termo de parceria para execução das atividades do projeto #AcreditaFhemig, que tem como objetivo alcançar a acreditação hospitalar para suas unidades. O edital está disponível em http://fhemig.mg.gov.br/oscip.

A acreditação é uma metodologia de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Com isso, estimula os serviços a adquirirem a cultura da qualidade para implementação da gestão de excelência e de melhoria contínua exercida de forma integral.

“O processo de acreditação irá garantir mais eficiência das equipes, otimização de custos e ganhos na execução das atividades e serviços, proporcionando avanços significativos na assistência oferecida ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca a presidente da Fhemig, Renata Dias.

As unidades contempladas no primeiro ciclo do projeto #AcreditaFhemig serão os complexos de Urgência e Emergência (Hospital João XXIII, Hospital Maria Amélia Lins e Hospital Infantil João Paulo II), de Especialidades (Hospital Alberto Cavalcanti e Hospital Júlia Kubitschek) e de Barbacena (Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena). Os complexos contemplam mais de 1,2 mil  leitos, sendo 160 deles de unidade de terapia intensiva (UTI).

Leia Também:  Cemig reforça medidas de segurança para evitar acidentes elétricos com trabalhadores da construção civil

Assistência  

As ações do #AcreditaFhemig pretendem aperfeiçoar as condições de trabalho dos servidores em exercício nas unidades e a assistência oferecida pela Fhemig à população. Também promover inovação e excelência na qualidade da execução dos serviços de saúde nos níveis secundário e terciário de complexidade, com ampliação de atendimentos hospitalares, melhorias no escopo de serviços especializados oferecidos ao usuário do SUS e maior participação da sociedade civil nas atividades da administração pública e na execução das políticas de saúde.

As melhorias serão possíveis a partir da implantação de um modelo de gestão voltado para resultados, com foco na eficiência em gestão da saúde, tendo em vista os princípios e diretrizes do SUS e o atendimento às políticas públicas de regionalização da saúde. O resultado da parceria com a entidade sem fins lucrativos será a obtenção e manutenção da Acreditação ONA 2 para as unidades assistenciais integrantes do projeto.

O objeto do termo de parceria a ser celebrado contempla o gerenciamento, a operacionalização e a execução das ações e serviços necessários para a obtenção e manutenção de acreditação em unidades da rede inseridas no Projeto #AcreditaFhemig. Além disso, estão previstos treinamento e capacitação de servidores, melhoria de processos, regularização imobiliária, regularização ambiental, obras e estrutura para atendimento às exigências sanitárias e de segurança, aquisição de equipamentos e tecnologias.

Leia Também:  Projeto quer construir mil bacias de captação de água da chuva em Rio Piracicaba

Todas as ações visam garantir a qualidade e a segurança da assistência universal e gratuita prestada à população pela Fhemig, por meio da implantação de uma cultura organizacional de melhoria contínua, da modernização e do desenvolvimento institucional. 

Parceria

A entidade parceira deverá ser qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), classificação concedida pelo Estado de Minas Gerais que habilita associações e fundações sem fins lucrativos a celebrarem termo de parceria com o governo para atuarem, em cooperação, na execução de políticas públicas, com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos à sociedade.

Desde 2003, Minas Gerais utiliza esse modelo em diversas áreas como educação, cultura, esporte, meio ambiente, prevenção social à criminalidade, entre outras. O Estado buscou a construção de um processo de seleção pública objetivo, impessoal e transparente, visando à escolha da entidade com melhor perfil para atuar no objeto da parceria.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Vai a Plenário projeto que beneficia vítimas de enchente e despejo

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA