Minas Gerais

Fiscais ambientais participam de treinamento para identificação de fraudes em anilhas de aves  

Publicados

em

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e integrantes da Polícia Militar de Meio Ambiente participaram, nos dias 17 e 18/10, de treinamento sobre o Sistema de Gestão e Controle de Passeriformes (Sispass) e as principais formas de identificação de fraudes encontradas durante as fiscalizações de criadores amadores de aves.

A identificação é feita por meio da análise de plantel e de anilhas, que é um sistema de marcação de espécimes utilizados em passeriformes que permite o registro e a identificação da ave. A atividade foi conduzida por integrantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Sispass é um sistema utilizado pelo Ibama e pelos órgãos estaduais e reúne informações sobre a criação amadorista de passeriformes (dados de criadores e seus respectivos plantéis, bem como as movimentações que são realizadas dentro do sistema).“Foram dois dias de treinamento, com aulas teóricas e práticas, nas quais os técnicos debateram a norma que rege a criação amadorista de passeriformes, aperfeiçoaram o conhecimento do Sispass e também conheceram técnicas de análise de anilhas e elaboração de relatórios”, explicou o analista ambiental do Ibama, Ivan Paulo Ortiz Pereira.

Leia Também:  Governo quer impulsionar parcerias com consórcios intermunicipais de Saúde

O analista ambiental Sylvio Veiga Modesto, que também ministrou o curso, disse que o objetivo do treinamento é preparar o fiscal no uso do Sispass e na identificação de anilhas fraudulentas ou irregulares. “São 12 horas de aulas nas quais também há estudos de caso”, observou.

Inteligência

A diretora de Inteligência e Ações Especiais da Semad, Elisangela Aparecida Tonon de Oliveira, explica que o intuito do treinamento é aprimorar os conhecimentos e técnicas para identificação de irregularidades, com foco no combate ao tráfico de fauna silvestre.

“A fauna é uma agenda de fiscalização da Semad, que neste ano foi incluída no Plano Anual de Fiscalização com maior intensidade. A cada três meses é realizada uma operação ordinária específica da fauna pelas diretorias regionais de fiscalização e também pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Nesse contexto, é importante que os agentes de fiscalização desenvolvam novas estratégias para levantamento de informações que subsidiem ações que desmobilizem a cadeia do tráfico de animais silvestres”, explica.

Leia Também:  Jovens participam das plenárias municipais do PJ Minas 2023

O sargento Newton Assis dos Anjos, de Ipatinga, lembra que a Polícia Militar de Meio Ambiente atua na ponta das fiscalizações, com atividades constantes na vigilância sobre a fauna. “Faz parte da nossa rotina a fiscalização de pássaros em cativeiro e é muito comum nos depararmos com cidadãos em conflito com as normas”, conta. Ele observou que participaram do treinamento integrantes das 16 Companhias de Meio Ambiente do Estado.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Saúde convoca para vacinação contra o sarampo a partir de segunda-feira (4/4)

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Polícia Civil inaugura Posto de Identificação em Mendes Pimentel

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA