Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Folias de Reis encerram Natal da Mineiridade no Circuito Liberdade

Publicados

em

Reconhecidas como patrimônio imaterial de Minas Gerais, as Folias de Minas – ou Folias de Reis – ocupam o Circuito Liberdade nesta sexta-feira (6/1), com uma série de apresentações, a partir das 18h.

O evento, repleto de cores, música, dança e a tradição das Folias de Minas marca o encerramento do Natal da Mineiridade e da iluminação da Praça da Liberdade, que ocorre tradicionalmente no Dia de Reis (6/1).

A fachada do Iepha-MG traz Maurício Tizumba, que recebe a Folia de São Sebastião, de Vespasiano, a Caravana de Santos Reis, de Lagoa Santa, e a União de Amigos, de Belo Horizonte.

No mesmo horário, no Palácio da Liberdade, se apresentam os grupos da cidade de Congonhas: Folia de Reis São José, Folia de Reis de Santa Quitéria, Folia do Menino Jesus do Alto Maranhão e Folia de Reis do Tijucal.

O evento ainda conta com a apresentação do Presépio Vivo, com o Grupo de Teatro Dez Pras Oito.

Até agora, a programação do Natal da Mineiridade, iniciada em 2/12, movimentou público de 500 mil pessoas. 

Leia Também:  Chamadas do Compete Minas já estão disponíveis

Folias de Minas

As Folias de Minas foram registradas como patrimônio cultural de Minas Gerais, pelo Iepha-MG, em 6/1/2017.

Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais-religiosas com grupos que se estruturam a partir da devoção.

Geralmente,  são formados por cantadores e tocadores, personagens como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins.

Na capital e no interior, eles apresentam características regionais, se vestem com indumentárias que variam de grupo para grupo e, ainda, conduzem os cantos com violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas.

O principal elemento simbólico é a bandeira e organização a partir de ritos, como o giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.

A tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros.

Leia Também:  Simaria desafia a censura e exibe look escolhido para natal: “estou prontíssima!”

Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade é o maior complexo de cultura, turismo e economia criativa da América Latina. Criado em 2010, após a inauguração da Cidade Administrativa e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a região Norte de Belo Horizonte, o Circuito reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

As atividades dos equipamentos parceiros ao complexo cultural buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Hoje, o Circuito Liberdade conta com 32 equipamentos culturais atuando em rede, em Belo Horizonte.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Emater-MG dá início ao Circuito Frutificaminas de 2024

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA