Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Força da fruticultura e pecuária do Norte de Minas é demonstrada em evento em Janaúba

Publicados

em

A produção de bananas no Norte de Minas Gerais corresponde a 40% da produção total do estado, segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Já a cultura do limão se destaca pela exportação da fruta para países como Holanda, Chile e Espanha.

A produção dessas e outras frutas é tão forte na região que a tradicional Expô Janaúba chega à 41ª edição em 2024, e este ano terá 11 dias de duração, até domingo (9/6), no município do Norte de Minas.

O evento, voltado para o agronegócio, começou no dia 30/5 e tem a participação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Seapa e que apresentará os serviços desempenhados para assegurar a saúde vegetal, animal e a segurança alimentar dos produtos mineiros.

O IMA cuida da inspeção das cargas de vegetais e da emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV). A coordenadora regional do IMA em Janaúba, Monya Georgia Martins de Pinto, reforça o papel essencial do órgão no evento, promovendo ações informativas e oferecendo serviços aos produtores rurais da região, uma vez que Janaúba produz mais de 37 mil toneladas de bananas ao estado, terceiro lugar do ranking em Minas, segundo a Seapa.

“O nosso estande funciona como uma espécie de plantão para os produtores rurais, em que eles podem solicitar qualquer documento aos nossos técnicos”, revela Monya.

Leia Também:  Água tratada chega a mais de 800 moradores de distrito em Simonésia 

Por ser uma região influente na produção de banana, o descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos também terá vez no estande do IMA. Além disso, o instituto desenvolve outras ações na 41ª Expô Janaúba. “Como há leilões, uma exposição de animais e uma mini-fazendinha, os nossos técnicos estão fazendo a fiscalização desses locais e dos animais todos os dias”, explica Monya.

Saúde de produtos vegetais do norte do estado

O município de Jaíba, a 70 km de Janaúba, lidera o ranking em Minas com uma produção anual de mais de 177 mil toneladas e se destaca, na cultura de limões, respondendo por 41,7% da produção total de Minas Gerais. O IMA inspeciona esses produtos, fiscaliza o trânsito e exige a PTV para poder transitar com esses alimentos nas estradas mineiras.

O principal objetivo desse controle é impedir a disseminação de pragas nos vegetais, e, consequentemente, proteger a economia do estado e assegurar que o alimento seja saudável e de boa qualidade para consumo em todo território mineiro.

Para facilitar o cumprimento das normas exigidas pela legislação estadual para o transporte de produtos vegetais, o IMA firmou uma parceria com a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), instituição que está autorizada a emitir o PTV para seus associados, mediante a apresentação do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO).

Leia Também:  Governo de Minas vistoria ônibus que operam linhas intermunicipais do Sul de Minas

Este documento, emitido por um engenheiro agrônomo do IMA, assegura que a fruticultura está livre de pragas e doenças, como a Sigatoka Negra, conhecida como “doença da banana”.

Mais serviços na Expô Janaúna

Durante o evento, também estará disponível a atualização de rebanhos, campanha iniciada no dia 1/5 e que irá até 30/6. No local, também haverá a oportunidade de expedir a Guia de Trânsito Animal (GTA), porém, mediante a atualização de rebanhos regular.

Além de emissão da PTV, os profissionais do instituto também desenvolvem ações educativas, informando a todos sobre a importância desse documento e como obtê-lo.

Outra ação do IMA na 41ª Expô Janaúba é a visita dos participantes do Projeto Sanitaristas Mirins (PSM) de Janaúba, desenvolvido pelo órgão em escolas da região. A iniciativa abordará as crianças com temas como a importância do IMA no dia a dia, a saúde animal, vegetal e segurança alimentar.

Também haverá o lançamento, nos dias 6 e 7/6, do projeto “O Legal Merece um Brinde”, uma ação educativa que tem como objetivo a conscientização, a regularização e o registro de toda cadeia produtiva da cachaça.

A 41ª Expô Janaúba está sendo realizada no Parque de Exposições Waldir Nunes da Silva.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Fhemig abre novas vagas para médicos em Belo Horizonte e no interior de Minas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA