Minas Gerais

Força Estadual contra arboviroses faz ação em Januária

Publicados

em

SES / Divulgação

Nos últimos meses, o município de Januária apresentou um elevado índice de notificações para arboviroses, o que levou à intensificação do monitoramento e ao desenvolvimento de diversas ações no município em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), por intermédio da GRS Januária, no combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Uma delas é o envio da  Força Estadual para Arboviroses da SES-MG, solicitada pelo município.

Composta por 15 agentes escolhidos entre servidores de diversas regionais de Saúde do estado e do nível central, a Força Estadual atua em quatro eixos: controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, comunicação e mobilização. A equipe que está na cidade desde a segunda semana de fevereiro e fica na cidade até o dia 16/2.

O intuito desse reforço é realizar visitas domiciliares para tratamento focal, conscientização e mobilização da população no controle e redução do vetor, com a remoção de possíveis criadouros para o mosquito, além das capacitações e reuniões de alinhamento.

Visitas

Os agentes visitaram os bairros Alvorada, Vila Verde,  São Domingos e Beira Rio.

Conforme informações do coordenador dos agentes da Força Estadual no combate às Arboviroses (SES-MG), Valtemir Pinheiro Leal, os bairros são selecionados de acordo com o alto índice de notificações, entre outros requisitos.

Leia Também:  Parque Estadual Mata do Limoeiro ganha novo atrativo turístico

Leal informou ainda que o objetivo é eliminar todos os possíveis criadouros que possam vir a ser foco para o mosquito, nos locais em que a equipe passar, sendo que o trabalho deve ser continuado pelos agentes do município nas demais localidades da cidade. “Ainda há muitos lotes baldios no município, sendo usados como lixões, ajudando a proliferar muitos criadouros para o aedes”.

Os agentes de endemias do município estão acompanhando os agentes estaduais nos trabalhos e, conforme informações da Agente Comunitária de Endemias (ACE), Gislene Ferreira de Almeida, “a experiência tem sido muito proveitosa.

Focado na tarefa, Leal acredita que o objetivo está sendo alcançado, mas relata que a população é a grande aliada nessa tarefa. Nas palavras do morador Demétrio Alves de Araújo: “O ente público, estado e município, destaca os funcionários para realizarem o serviço, mas se cada um não fizer sua parte em casa não irá resolver. Essa ação é excelente e necessária.”  

Atividades

SES / Divulgação

Durante a visita da Força Tarefa ao município também foram realizadas capacitações.

Entre os objetivos apresentados há organização das ações de prevenção e controle das arboviroses; promoção de capacitação para assistência adequada ao paciente; aprimoramento a vigilância epidemiológica, garantindo notificação, investigação dos casos e monitoramento dos sorotipos virais de forma oportuna; definição de estratégias para redução da força de transmissão da doença, por meio do controle do vetor e de seus criadouros; apoio a capacitação dos profissionais de saúde e dos gestores; sistematização das atividades de mobilização e comunicação; aprimoramento da análise de situação epidemiológica e de organização da rede de atenção para orientar a tomada de decisão; fortalecimento de articulação das diferentes áreas e serviços, visando à integralidade das ações para enfrentamento das arboviroses; reforço nas ações de articulação intersetorial em todas as esferas de gestão.

Leia Também:  Vice-governador destaca importância do setor produtivo para geração de empregos e renda aos mineiros

Também o alinhamento de ações em combate às arboviroses desenvolvidas no município de Januária foram trabalhadas, com avaliação preliminar pela Força Estadual e regional e  alinhamento com todos os municípios de abrangência da GRS de Januária.

Referência técnica de arboviroses da GRS de Januária, Marcus Orestes realizou visitas a vários municípios, realizando treinamento de supervisão de arboviroses e orientação aos agentes de endemias.  “A Força Estadual é muito importante neste momento de intensificar ações, principalmente diante da proliferação da doença. A participação da população nesse combate é imprescindível”, finalizou.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo já transferiu R$ 716 milhões do acordo de dívidas do Fundo Estadual de Saúde
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA