Minas Gerais
Força Estadual contra arboviroses realiza ações no Vale do Jequitinhonha

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou nessa quarta-feira (15/3) em Joaíma, na região do Vale do Jequitinhonha, uma Força Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, que conta com a participação três municípios (Joaíma, Itinga e Jacinto). A ação conjunta entre estado e municípios vai até 22/3 e tem como objetivo reduzir os casos de dengue e chikungunya por meio da intensificação de ações de combate ao Aedes aegypti.
Cerca de 20 agentes de endemias da Força Estadual se juntarão aos agentes municipais de saúde para realizar visitas domiciliares, remover focos do mosquito, fazer aplicação de larvicida e ações educativas de conscientização junto à população.
O diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, destacou que a última força tarefa realizada no município de Almenara, no início deste ano, trouxe resultados muito positivos, com uma redução no número de notificações por arboviroses. Desde então, algumas estratégias vêm sendo adotadas, como a intensificação do trabalho realizado em âmbito regional.
“Composta por uma equipe multiprofissional, a Força Estadual tem como objetivo fortalecer as ações e serviços de saúde de enfrentamento as arboviroses, tendo como estratégia trabalhar os quatro eixos do plano de contingência estadual de enfrentamento as arboviroses, sendo eles assistência, vigilância, controle do vetor e comunicação e mobilização social. Importante destacar que esse último eixo é fundamental para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para termos resultados efetivos”, enfatizou Alves.
Para a referência técnica em Arboviroses do Núcleo de epidemiologia da GRS Pedra Azul, Davidson Castro, a Força Estadual realiza um trabalho de cooperação junto aos municípios que é fundamental para a proteção da vida das pessoas. “Esta ação conjunta é de fundamental importância, uma vez que estamos vivenciando uma grande epidemia de chikungunya em nossa região, o que tem afetado a vida das pessoas e consequentemente os serviços de saúde”, relatou, Castro.
O boletim epidemiológico de monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika da SES-MG pode ser acessado neste link.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
GERAL3 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
ExpoQueijo 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
PIB do agronegócio mineiro alcança R$ 235 bilhões em 2024