Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Força Estadual contra arboviroses realiza ações no Vale do Jequitinhonha

Publicados

em

SES-MG / Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou nessa quarta-feira (15/3) em Joaíma, na região do Vale do Jequitinhonha, uma Força Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, que conta com a participação três municípios (Joaíma, Itinga e Jacinto). A ação conjunta entre estado e municípios vai até 22/3 e tem como objetivo reduzir os casos de dengue e chikungunya por meio da intensificação de ações de combate ao Aedes aegypti.

Cerca de 20 agentes de endemias da Força Estadual se juntarão aos agentes municipais de saúde para realizar visitas domiciliares, remover focos do mosquito, fazer aplicação de larvicida e ações educativas de conscientização junto à população.

O diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, destacou que a última força tarefa realizada no município de Almenara, no início deste ano, trouxe resultados muito positivos, com uma redução no número de notificações por arboviroses. Desde então, algumas estratégias vêm sendo adotadas, como a intensificação do trabalho realizado em âmbito regional.

Leia Também:  Minas Gerais se apresenta para mais um Enem como líder no ranking de pontuação entre estados e municípios

“Composta por uma equipe multiprofissional, a Força Estadual tem como objetivo fortalecer as ações e serviços de saúde de enfrentamento as arboviroses, tendo como estratégia trabalhar os quatro eixos do plano de contingência estadual de enfrentamento as arboviroses, sendo eles assistência, vigilância, controle do vetor e comunicação e mobilização social. Importante destacar que esse último eixo é fundamental para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para termos resultados efetivos”, enfatizou Alves.

Para a referência técnica em Arboviroses do Núcleo de epidemiologia da GRS Pedra Azul, Davidson Castro, a Força Estadual realiza um trabalho de cooperação junto aos municípios que é fundamental para a proteção da vida das pessoas. “Esta ação conjunta é de fundamental importância, uma vez que estamos vivenciando uma grande epidemia de chikungunya em nossa região, o que tem afetado a vida das pessoas e consequentemente os serviços de saúde”, relatou, Castro.

O boletim epidemiológico de monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika da SES-MG pode ser acessado neste link.

Leia Também:  Comarca de São João Evangelista realiza Mutirão do Júri

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Diagnóstico precoce é fundamental para evitar transmissão da sífilis

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA