Minas Gerais

Fórum de Educação Ambiental será realizado na Zona da Mata  

Publicados

em

Oito municípios da região da Zona da Mata estão envolvidos na organização do Fórum de Educação Ambiental, que será realizado 1 e 2/4 e terá como tema o Parque Estadual do Brigadeiro

Com o slogan “Eu sou vizinho do parque, e daí?”, o evento é iniciativa da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais – Zona da Mata (CIEA MG ZM), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Carangola, Muriaé, Ponte Nova e Ubá. 

Além de Araponga, Muriaé, Miradouro, Fervedouro, Divino, Sericita, Ervália e Pedra Bonita receberão atividades do fórum. 

Para a superintendente Regional de Ensino de Ponte Nova, Rosane Name dos Reis Fialho, os fóruns representam um momento ímpar. “Pensar na educação ambiental e buscar esse envolvimento das comunidades é o caminho certo para que a gente tenha qualidade de vida. Com certeza a educação é o ponto de referência e o suporte para esse trabalho. Acredito na possibilidade da educação transformadora e a educação ambiental precisa ser vivida e não ser apenas um discurso”, destacou.

Leia Também:  TCEMG marca presença no aniversário de 60 anos do Conselho Estadual de Educação

Sensibilização 

De 7 a 17 de março, as cidades receberam Fóruns de Educação Ambiental Municipais (ForEAM’s)  para a realização do XXXIII ForEA. Houve apresentações sobre o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), palestras de sensibilização socioambiental, metodologia para inscrição dos municípios no fórum e sugestões de temas para discussão.  

Segundo o analista ambiental e ponto focal das unidades de conservação pelo IEF, João Carlos, o fórum  será uma ferramenta fantástica para o desenvolvimento sustentável da região como um todo, mas principalmente para as comunidades que estão no entorno do parque. “Somente a educação ambiental pode mudar o comportamento das pessoas e provocar transformações positivas no meio ambiente”, ressaltou.

A ideia é discutir o relacionamento das comunidades vizinhas à Unidade de Conservação e as melhorias da qualidade ambiental por meio da educação. Também pretende-se motivar alunos, moradores, lideranças e gestores públicos como forma de estimular a valorização do meio ambiente.

A mobilização teve o apoio do Corpo de Bombeiro de Minas Gerais (CBMG), da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG), do Ministério Público (MPMG), de gestores municipais e secretarias estadual e municipais de Educação, entre outros.
 

Leia Também:  Governo apresenta projeto inovador para a administração pública em fórum nacional

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador se encontra com representantes da pecuária mineira
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA