Minas Gerais
Fucam promove capacitação gratuita sobre a Neurociência aplicada a Educação
A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) vem promovendo capacitações online que visam possibilitar aos professores, pedagogos e demais profissionais da educação pública a melhora do desempenho em sala de aula.
A partir de temas atuais e pertinentes ao cotidiano escolar, a Gerência de Ações de Ensino Superior da Fucam tem viabilizado oportunidades para que a atividade de ensino-aprendizagem seja incrementada, produzindo resultados tangíveis.
Seguindo essa agenda, a Neurociência será o assunto da próxima capacitação online da Fucam na segunda-feira (27/3) às 19h. Com o tema “Neurociência e Educação: o papel do cérebro na aprendizagem”, a educadora e mestre em Educação Cynthia Enoque abordará as contribuições desse campo do conhecimento para a aprendizagem e destacará novas estratégias que vão otimizar resultados nas escolas. As inscrições estão disponíveis neste link.
Ao longo do ano, a Fucam promove capacitações on-line gratuitas visando fomentar a qualificação de professores, educadores e outros interessados nos temas. Somente neste início de ano já foram promovidas capacitações que abordaram a Metodologia Design Thinking aplicada à Educação, além da Netiqueta: a etiqueta da Web.
Neurociência
Com a invenção da máquina de tomografia computadorizada, nos anos 1970, tornou-se possível mapear áreas do cérebro e seu comportamento frente a estímulos. Atualmente, os dados frequentemente coletados por cientistas servem de insumos para pesquisas de diferentes áreas do conhecimento. A Neurociência é um campo vasto, de abordagem multidisciplinar, o qual permite profissionais de áreas distintas, como da Educação, Linguística, Medicina e tantas outras, se beneficiarem alcançando melhores resultados.
Para Cynthia Enoque, essas pesquisas auxiliam na melhora do desempenho dos estudantes em sala de aula e, por isso, devem ser estudadas pelos educadores a fim de melhorar o sistema nas salas de aulas. “Muitas descobertas foram feitas sobre como reagimos a estímulos externos e isso inclui o ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a Neurociência ajuda muito porque ela mostra como se dá a aprendizagem cerebral. E tudo o que diz respeito a otimizar a aprendizagem é extremamente procurado por profissionais, atualmente”, lembra Cynthia.
Entender como o cérebro processa as informações recebidas, elaborando e transformando-as em conhecimento está relacionado ao campo da Neurociência Cognitiva. Essa abordagem viabiliza o entendimento do pensamento, da memória e da dinâmica do aprendizado, estudando parte da percepção e das sensações.
Diferentemente da Pedagogia, a Neurociência não utiliza metodologia de ensino, mas contribui à medida que empresta à área da Educação o conhecimento sobre os processos cognitivos. “Independentemente do nível escolar e estilo de aprendizagem, é possível sistematizar estratégias de ensino que otimizam resultados com base nas recentes descobertas sobre o funcionamento do cérebro e sobre a metacognição”, ressalta a educadora da Fucam. Ainda de acordo com Cynthia, “a Neurociência e as teorias da aprendizagem são extremamente ricas em termos de descobertas para otimizar o funcionamento do cérebro”.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásGuia reúne conteúdo sobre direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásJF emite 100 mil identidades
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás6 mil novas empresas criadas em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMunicípios têm até 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásSigma Lithium destaca liderança do Brasil em lítio sustentável na COP30
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásJF substituirá fogos por luzes
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásLiberada mineração Mariana/Ouro Preto
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásEstudo da CNM aponta cenário fiscal desafiador para os municípios e reforça importância do 1% do FPM



