Minas Gerais

Fundação Ezequiel Dias realiza exposição do Programa Ciência em Movimento na Biblioteca Pública Estadual

Publicados

em

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) celebra 116 anos em 3/8. Como parte do cronograma das ações de aniversário, o Programa Ciência em Movimento da Funed realiza, nos dias 9 e 10/8, no anexo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – no Prédio Professor Francisco Iglesias (Rua da Bahia, nº 1889, Centro) – a exposição “Animais Peçonhentos: conhecer e não temer”. O evento ocorrerá das 9h às 17h nos dois dias.

Você sabia que a primeira sede da Funed foi justamente na Biblioteca Pública Estadual? O fato torna o cenário ainda mais especial para celebrar o aniversário da fundação com uma exposição que atrai os olhares de crianças e adultos. Serão cerca de cinco stands com as temáticas: serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas e produção de soros. A exposição conta com diversos exemplares de animais peçonhentos, réplicas de serpentes, amostras fixadas de diferentes espécimes de importância médica, cabine interativa de escorpiões que emitem fluorescência com luz UV, maquetes, além de totens com jogos e aplicativos sobre os temas abordados.

Leia Também:  Comissão do Acordo de Mariana realiza três reuniões para avaliar reparação de danos ambientais e sociais

Segundo a coordenadora do programa, Giselle Agostini Cotta, os visitantes da exposição terão a oportunidade de conhecer mais de perto esses animais, alguns deles muito comuns nos ambientes urbanos. “Conhecê-los é fundamental para que medidas de prevenção aos acidentes sejam adotadas pelos cidadãos. Especialmente em relação ao escorpião amarelo, o animal peçonhento que causa o maior número de acidentes por envenenamento, principalmente em Minas Gerais”, alerta.

Funed / Divulgação

Ciência em Movimento

A Funed disponibiliza, por meio do Programa Ciência em Movimento, uma exposição diferente, que leva conhecimento científico e informação para as comunidades. A iniciativa, que celebra 11 anos também no dia 3/8, consiste em exposições itinerantes e proporciona acesso a materiais e atividades educativas, de conteúdo científico e tecnológico, com abordagem lúdica e interativa.

Sobre a Funed

Fundada em 1907, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) trabalha há 116 anos buscando soluções em saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Com três áreas de atuação, que envolvem pesquisa, laboratório e indústria, é reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais.

Leia Também:  Programa da Unimontes estuda tecnologia na interação com o ensino básico

Serviço

Exposição programa Ciência em Movimento

Data: 9 e 10/8

Horário: 9h às 17h

Local: Anexo da Biblioteca Pública Estadual, no Prédio Professor Francisco Iglesias (Rua da Bahia, nº 1.889, Funcionários)

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Gigante mundial quer construir cinco complexos de usinas solares fotovoltaicas em Minas Gerais

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Casa de Saúde Santa Fé retoma a realização de exames laboratoriais

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA