Minas Gerais

Gigante do varejo brasileiro vai gerar 1 mil empregos com modernização de unidades em Minas

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Mais um gigante do varejo do Brasil investe em Minas Gerais para ampliar e melhorar o atendimento a clientes de todo o país. A Via, dona das marcas Ponto e Casas Bahia, vai aplicar R$ 36 milhões na modernização de dois centros de distribuição e na construção de outra unidade logística em Minas. O protocolo de intenções já foi assinado com o Governo do Estado, com intermediação da Invest Minas

A companhia já possui uma das maiores redes de distribuição do país, com 27 grandes centros de distribuição e mais de 500 minihubs, pequenos centros de distribuição (CDs). Dois funcionam em Contagem, um para atender as lojas físicas e outro o e-commerce. 

Com o investimento, a empresa vai modernizar as estruturas existentes e ainda vai construir mais um em Extrema, no Sul de Minas, gerando cerca de 1 mil empregos diretos e indiretos nas duas regiões.

A expansão de empresas já instaladas no estado são a prova de que os esforços do Governo de Minas para desburocratizar e facilitar a vida dos empreendedores estão dando resultados na prática, de acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

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“A consequência dessas iniciativas, fruto da eficiência da política desenvolvida pela atual gestão do governador Romeu Zema, é a transformação de Minas Gerais em melhor lugar para se investir no país, impulsionando o crescimento econômico regional e contribuindo para a geração de mais emprego e renda para os mineiros”, destaca o secretário.

Forte tendência 

O investimento da Via reforça Minas Gerais como o melhor centro logístico do país. Estima-se que, hoje, 20% do e-commerce do país passa pelo estado – número em crescimento, conforme análise da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Em Minas, já operam outras gigantes como Privalia, Amazon e Mercado Livre.

“Acrescentamos mais um ponto estratégico de armazenagem e distribuição de produtos para o e-commerce, muito próximo de uns de nossos principais mercados consumidores que são Minas Gerais e São Paulo. Nossos consumidores B2C serão atendidos em menos tempo e nossos sellers terão um importante diferencial para os seus negócios em operar com a Via no modelo de fulfillment a partir de Minas. Vale ressaltar a visão vanguardista do Estado em fomentar esse modelo para expansão de negócios com empregos e mais empresas na região”, destaca o diretor executivo de Logística da Via, Fernando Gasparini.

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“A agilidade e a pontualidade são fatores primordiais para os maiores players desse mercado. Em Minas Gerais, eles têm à disposição um ambiente de negócios mais amigável e com menor burocracia, além de localização estratégica. Por isso, o nosso estado é hoje o melhor para esse setor de logística, que é um dos que mais cresce no país”, considera o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.  

Embora já tenhamos um fluxo significativo de mercadorias no país, ainda há espaços para crescimento nesse setor, principalmente para empresas que queiram reforçar o atendimento para grandes cidades do Nordeste e do Centro-Oeste de Minas. “O número de galpões existentes no Brasil equivale à quantidade de estruturas do tipo somente no entorno da cidade de Chicago, nos EUA. O potencial é gigantesco”, afirma o diretor de atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho.  

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Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

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O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

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