Minas Gerais

Governador acompanha obra de UBS retomada após dez anos, na Zona da Mata

Publicados

em

Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador Romeu Zema vistoriou, na manhã desta segunda-feira (22/1), a obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Estiva, localizada no município de Coimbra, na Zona da Mata mineira.

A UBS, que ficou com intervenções paralisadas por dez anos, foi retomada nesta gestão, com previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2024. A expectativa é a de que a unidade – que tem Equipe de Saúde da Família – leve atendimentos de saúde a 4 mil pessoas da região, entre consultas médicas, tratamento odontológico, ações de promoção e recuperação à saúde, vacinação, serviço de curativo e acompanhamento pré-natal.

O governador conheceu o espaço e as instalações e destacou a importância do serviço para aproximar os mineiros do acesso à saúde de qualidade e o fortalecimento da rede pública de atendimento nas cidades do interior.

“Quando uma UBS passa a funcionar numa comunidade, muda por completo a vida das pessoas daquela localidade, porque elas não vão mais precisar se deslocar até a cidade pra fazer uma consulta, pegar um medicamento ou ter assistência médica. Esse investimento é um avanço muito importante e faz parte da estratégia do nosso governo de descentralizar a saúde para o interior do estado”, explicou.

Leia Também:  Governador em exercício apoia agronegócio avícola em Pará de Minas

O investimento direcionado à construção da Unidade Básica de Saúde é de R$ 1,6 milhão.

Saúde na porta de casa

A conclusão da obra é festejada pelos moradores da comunidade, que vivem na expectativa há anos. Atualmente, para conseguir atendimento médico, as famílias, formadas por muitas crianças e idosos, precisam recorrer ao centro de saúde localizado do outro lado da cidade.

É o caso de Eliangêla do Carmo, dona de casa e mãe de quatro filhos, que vive na comunidade há 14 anos anos, na casa em frente à nova UBS. Ela conta que, para utilizar algum serviço de saúde, hoje, acaba tendo que pedir ajuda.

“São muitos anos esperando a conclusão deste centro de saúde que será muito importante pra gente. Aqui na comunidade tem muitas crianças e idosos. Eu mesma, quando preciso de levar meus filhos ao médico, sou obrigada a pedir carona aos vizinhos ou tenho que percorrer 20 minutos de bicicleta para chegar ao posto de saúde mais próximo”, disse.


Gil Leonardi / Imprensa MG

Obras retomadas

A obra da UBS da comunidade de Estiva integra lista de centenas de centros de saúde que foram priorizados na atual gestão estadual. Por todo o território mineiro, o Governo de Minas está dando andamento a intervenções de unidades abandonadas por governos anteriores.

Leia Também:  Segurança pública e infraestrutura são temas de reunião do vice-governador em Itabira

Com a conclusão destes equipamentos de saúde, o Executivo estadual se esforça para oferecer atendimento médico adequado a todos os mineiros.

“A conclusão desta obra é muito importante para a nossa cidade. Foram anos tentando tirando tirá-la do papel e, só agora, com o apoio do Governo Zema, conseguiremos terminá-la – e em menos de um ano”, destacou o prefeito de Coimbra, Maurílio Dias Massensini.

Ervália

O governador também esteve em Ervália, cidade em que se encontrou com autoridades locais e vistoriou obra de calçamento executada pelo município com recursos de linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Outras intervenções estão sendo realizadas na cidade com mais de R$ 2 milhões de recursos aplicados diretamente pelo Governo de Minas, por meio de convênios.

“É muito bom ver a cidade de Ervália em desenvolvimento. A cidade está crescendo e tem todo o apoio do Estado, que viabilizou toda a parte ambiental, da licença, e também da questão do empréstimo para que pudessem realizar esta obra”, disse o governador.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Empresa Mineira de Comunicação entrega selo Cidade Amiga do Audiovisual para representantes de cidades mineiras
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA