Minas Gerais

Governador participa de abertura do TecnoAgro 2023, em Uberlândia

Publicados

em

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (17/7), da abertura do TecnoAgro 2023, realizada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O evento tem como foco a capacitação dos profissionais e a potencialização do agronegócio local e regional. Em palestra aos participantes, o governador falou sobre os desafios e oportunidades do agronegócio em Minas Gerais, além de pontuar que eventos como este fortalecem o setor que é um dos que mais crescem e mais empregam no estado, gerando renda e qualidade de vida para a população.

“Nosso governo tem participado e contribuído, pois entendemos que, por meio de ações como essas, levaremos conhecimento e tecnologia para o produtor rural. Isso faz com que ele melhore sua produtividade e consiga trazer valor agregado para seus produtos. Por exemplo, Minas Gerais se tornou referência na produção de cafés especiais e queijos premiados, e eventos como esses têm importância fundamental nisso. O produtor que está aqui vai conseguir acessar ferramentas que vão melhorar sua produção”, disse.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, disse que eventos técnicos, como o TecnoAgro, oferecem capacitações para que os profissionais do agronegócio possam aperfeiçoar as suas atividades e o setor continue avançando em Minas.

Leia Também:  Bombeiros de Minas integram missão humanitária no Canadá

“A palavra da vez para o nosso agro é produtividade. Cerca de 22% do PIB mineiro vem do agro, as exportações seguem aumentando – e não são só as commodities. Também temos um crescimento da agricultura familiar, principalmente dos produtos de maior valor agregado, como o queijo artesanal, o azeite, os embutidos, a cachaça de alambique”, afirma.

Avanços

O governador Romeu Zema destacou os avanços do Governo de Minas durante sua gestão.

“Estamos evoluindo, mas temos desafios pela frente. Vamos continuar recuperando as estradas, que são as artérias por onde as produções transitam. Também vamos continuar reforçando a segurança no campo para que o produtor possa focar na produção – e não em fazer sua própria segurança. Destaco aqui a questão da energia elétrica. A Cemig está construindo 200 subestações em todo o estado, já inauguramos 71 e com toda essa infraestrutura o produtor terá energia em quantidade e qualidade”, afirmou.

TecnoAgro

O TecnoAgro é um evento que tem origem no estado do Espírito Santo. Em 2023, cresceu e realiza sua primeira edição fora das terras capixabas, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Segundo a organização, o município foi escolhido por estar entre as dez melhores cidades do país para negócios no setor agropecuário.

Leia Também:  Governador em exercício recebe representantes do sistema cartorial do Estado

O encontro é voltado para o desenvolvimento da economia, a atração de investimentos, capacitação de profissionais e a potencialização do agronegócio regional. O Governo de Minas e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) são patrocinadores do evento que também conta com o apoio institucional do Sindicato Rural de Uberlândia, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Seapa.

Serão dois dias de programação gratuita com cerca de 23 apresentações, entre palestras e painéis, com conteúdos que vão desde a Internet das Coisas e a revolução 5.0 no campo até o futuro e perspectivas para o agronegócio.

O evento conta com uma estrutura de 9 mil metros quadrados e a expectativa é receber mais de 3 mil pessoas, entre pequenos, médios, grandes produtores, estudantes, investidores, especialistas, entidades fomentadoras e parceiras na força do agronegócio e suas tecnologias e demais interessados no tema, além de expositores.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador defende fortalecimento dos municípios em abertura da 10ª edição do Congresso Mineiro de Vereadores
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA