Minas Gerais

Governador participa de debate sobre ética na política e nos negócios

Publicados

em

O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (28/2), em São Paulo, da 11ª edição do Fórum CardMonitor de Inteligência de Mercado. Zema foi um dos convidados para debater sobre “Perspectivas para o Brasil, para o Varejo e para o setor de Meios Eletrônicos de Pagamento. A importância da ética na política e nos negócios”.

Durante a abertura do painel, o governador afirmou que, nos últimos 30 anos, houve avanços na ética tanto na política quanto no mundo dos negócios. Segundo ele, áreas como governança e auditoria, no setor privado, passaram a ter papéis fundamentais na gestão e na transparência das empresas.

Já no campo político, Zema lembrou que empresas estatais, que no passado foram alvo de graves problemas de gestão e corrupção, passaram por aperfeiçoamentos por meio da aprovação da Lei das Estatais, em 2016.

“O Brasil inteiro acompanhou o que aconteceu na Petrobras com os casos de corrupção e conflitos de interesse envolvendo agentes públicos e o alto escalão da estatal. Pessoas despreparadas e desqualificadas ocupavam cargos estratégicos e relevantes. A nova legislação veio para fazer essa correção”, explicou.

Leia Também:  Operação Ofir: ação recupera joias roubadas em Governador Valadares

O governador lembrou que, em Minas, desde que assumiu a gestão em 2019, o combate à corrupção nunca foi um programa, mas sim uma política de governo.

“Nos últimos quatro anos, fizemos mais acordos de leniência que em governos anteriores, trazendo para os cofres públicos mais de R$ 400 milhões”, disse, ressaltando o papel da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) nessas negociações.

Reformas

Romeu Zema defendeu durante sua apresentação que o desafio do país para alcançar um crescimento sustentável nas próximas décadas passa pelas reformas estruturantes, como a tributária, fiscal e administrativa.

“O Brasil é um país essencialmente carente de reformas. A complexidade tributária só aumenta, elevando o Custo Brasil”, afirmou.

De acordo com o governador, a reforma tributária é fundamental para a o Brasil crescer. Segundo ele, se as medidas que forem tomadas conseguirem reduzir a insegurança jurídica e simplificar procedimentos, já será um avanço extraordinário. “Também precisamos de um Estado mais eficiente. Daí a necessidade de uma reforma administrativa”, ponderou.

Leia Também:  Governo de Minas conclui mais uma obra viária do Provias na região do Vale do Rio Doce

Em seus destaques finais, o chefe do Executivo mineiro ressaltou, ainda, o amadurecimento da sociedade brasileira nos últimos anos e avanços relacionados ao compromisso e responsabilidade com as contas públicas.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governador toma posse e assume o compromisso de intensificar avanços nos próximos quatro anos

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  CPI e CPMI: entenda o que as comissões dirão sobre os atos golpistas

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA