Minas Gerais
Governador participa de debate sobre ética na política e nos negócios
O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (28/2), em São Paulo, da 11ª edição do Fórum CardMonitor de Inteligência de Mercado. Zema foi um dos convidados para debater sobre “Perspectivas para o Brasil, para o Varejo e para o setor de Meios Eletrônicos de Pagamento. A importância da ética na política e nos negócios”.
Durante a abertura do painel, o governador afirmou que, nos últimos 30 anos, houve avanços na ética tanto na política quanto no mundo dos negócios. Segundo ele, áreas como governança e auditoria, no setor privado, passaram a ter papéis fundamentais na gestão e na transparência das empresas.
Já no campo político, Zema lembrou que empresas estatais, que no passado foram alvo de graves problemas de gestão e corrupção, passaram por aperfeiçoamentos por meio da aprovação da Lei das Estatais, em 2016.
“O Brasil inteiro acompanhou o que aconteceu na Petrobras com os casos de corrupção e conflitos de interesse envolvendo agentes públicos e o alto escalão da estatal. Pessoas despreparadas e desqualificadas ocupavam cargos estratégicos e relevantes. A nova legislação veio para fazer essa correção”, explicou.
O governador lembrou que, em Minas, desde que assumiu a gestão em 2019, o combate à corrupção nunca foi um programa, mas sim uma política de governo.
“Nos últimos quatro anos, fizemos mais acordos de leniência que em governos anteriores, trazendo para os cofres públicos mais de R$ 400 milhões”, disse, ressaltando o papel da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) nessas negociações.
Reformas
Romeu Zema defendeu durante sua apresentação que o desafio do país para alcançar um crescimento sustentável nas próximas décadas passa pelas reformas estruturantes, como a tributária, fiscal e administrativa.
“O Brasil é um país essencialmente carente de reformas. A complexidade tributária só aumenta, elevando o Custo Brasil”, afirmou.
De acordo com o governador, a reforma tributária é fundamental para a o Brasil crescer. Segundo ele, se as medidas que forem tomadas conseguirem reduzir a insegurança jurídica e simplificar procedimentos, já será um avanço extraordinário. “Também precisamos de um Estado mais eficiente. Daí a necessidade de uma reforma administrativa”, ponderou.
Em seus destaques finais, o chefe do Executivo mineiro ressaltou, ainda, o amadurecimento da sociedade brasileira nos últimos anos e avanços relacionados ao compromisso e responsabilidade com as contas públicas.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.